juiz José Olindo Gil Barbosa, responsável pelas audiências de custódia durante o Plantão Judiciário de fim de ano, decretou a prisão preventiva do soldado Aldo Barbosa Dornel e cabo Francisco Venício Alves. Os policiais militares estavam envolvidos na abordagem que terminou na morte de Emile Caetano da Costa, de 9 anos. Em outra decisão os policiais presos administrativamente após o assalto ao Banco do Nordeste também foram presos preventivamente.
De acordo com o sub-comandante da PM-PI, coronel Lindomar Castilho a conversão da prisão não muda a situação dos dois policiais militares. “Eles já estão presos. O que muda é que quando é decretada assim, já que foi prisão em flagrante e o juiz converte em preventiva, ele entende que está correto o flagrante”, disse o coronel Lindomar Castilho.
Na decisão o juiz lembra de Inquérito Policial Militar (IPM) que já tramita contra o soldado Aldo Dornel por causa de lesão corporal grave. O soldado ingressou na corporação após entrar com processo contra a seleção por ter sido reprovado em teste psicológico. O soldado teria disparado cinco vezes contra o veículo, acertando a menina Emile; a mãe, Daiane Caetano, de 26 anos, e o pai da criança, Evandro Costa, ainda internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).