Capitais de 5 estados suspendem aplicação da 1ª dose da vacina nesta terça - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de jun. de 2021

Capitais de 5 estados suspendem aplicação da 1ª dose da vacina nesta terça



Pelo menos cinco capitais suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina da Covid-19 nesta terça-feira (22): São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa alegaram falta de doses para continuar a vacinação por faixas etárias e, por isso, decidiram vacinar apenas pessoas em busca da segunda dose.

Os governos de Aracaju e Florianópolis disseram não ter previsão de recebimento de estoque para aplicação de primeiras doses, e o governo paulista atribuiu a escassez ao atraso nas entregas do Ministério da Saúde.


Em Campo Grande, a secretaria municipal de Saúde disse que quer completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose. Em João Pessoa, a prefeitura disse que vai focar a aplicação de segundas doses enquanto aguarda a chegada de novo lote de vacina.

Falta de doses supende a vacinação em 5 capitais do país


Em nota, o Ministério da Saúde disse que envia as doses com base na população-alvo da campanha e que recomenda aos gestores locais que sigam à risca o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19.

O ministério afirmou ainda que a responsabilidade pela distribuição de doses aos municípios é da gestão estadual.

A suspensão pode afetar o avanço da vacinação em faixas etárias mais jovens. Veja o cenário em cada uma das capitais:

São Paulo

Em SP, a suspensão foi anunciada pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na segunda-feira (21), depois de mais de 60% dos postos de vacinação da capital ficarem sem doses.

Ainda de acordo com Aparecido, a vacinação de pessoas com 48 anos na capital paulista, prevista para ter início nesta quarta-feira (23), vai ser adiada.


Em nota, a prefeitura da capital disse que espera receber, nesta terça, 188 mil doses do governo do estado para abastecer os estoques das UBSs e dar prosseguimento ao calendário.

No estado de SP inteiro, 34,68% da população receberam a primeira dose e 13,02% receberam a segunda, segundo o consórcio dos veículos de imprensa.

Aracaju

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju alegou que a suspensão ocorre porque o quantitativo de pessoas vacinadas neste fim de semana foi acima da previsão estabelecida. Até o momento, mais de 246 mil pessoas já foram vacinadas, o que representa 37% da população local. Somente no fim de semana, 20.127 pessoas foram vacinadas.

A capital começou a vacinar, nesta segunda (21), pessoas a partir dos 40 anos. Na terça, já iniciaria a da faixa etária acima dos 38 anos.


A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe afirma que não há previsão de chegada de vacinas, que as últimas destinadas à primeira dose foram distribuídas no sábado (19), e que as que chegaram no domingo serão destinadas somente à segunda dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Sergipe está com 30,89% da população vacinada com a primeira dose e 9,46% da segunda.

Campo Grande

Na capital sul-mato-grossense, o motivo alegado para suspender a aplicação da primeira dose foi reforçar a cobertura vacinal com as duas doses.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, o reforço vacinal da AstraZeneca será antecipado de 90 para 60 dias e, haverá também a aplicação da segunda dose da Coronavac, que chegou a ficar em atraso devido a interrupção no fornecimento por parte do Ministério da Saúde.

As datas são as seguintes:

2ª dose da CoronaVac - Para pessoas que tomaram a 1ª dose até 2 de junho;

2ª dose da AstraZeneca - Para pessoas que receberam a 1ª dose até 22 de abril.


Em todo o estado, 38,35% da população receberam a primeira dose e 14,42% receberam a segunda.

Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis diz que está aguardando o recebimento de mais vacinas para retomar a aplicação em pessoas sem comorbidade por faixa etária e demais grupos.

Na noite de domingo (20), o Estado recebeu 309 mil doses de AstraZeneca, mas voltadas para 2ª dose, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), e "não serão distribuídas neste momento".

Na sexta (18), Santa Catarina também recebeu doses e essas foram destinadas para aplicação de 1ª dose, conforme o Estado. As doses que a capital recebeu, usou no sábado e nesta segunda, quando foram vacinadas com primeira doses pessoas com 50 anos ou mais sem comorbidades.

Não foi informado o número de doses que há em estoque na capital catarinense.

Até o momento, Santa Catarina está com 33,62% da população vacinada com a primeira dose e 10,66% com a segunda.

João Pessoa

Enquanto aguarda a chegada do novo lote de vacinas, a campanha de imunização contra a Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa se concentra nesta terça-feira (22) na aplicação da segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca e da CoronaVac, para quem tomou a primeira dose há pelo menos 90 dias e 28 dias, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário