Prefeitura de São Leopoldo (RS) tenta reconstruir dique de rio para retirar água da cidade - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de mai. de 2024

Prefeitura de São Leopoldo (RS) tenta reconstruir dique de rio para retirar água da cidade



Por Samantha Klein da cbn

— Canoas


15/05/2024 06h37 Atualizado há uma hora


Cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, totalmente embaixo d'água. — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo




A cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, que tem população de 230 mil habitantes, já tem 180 mil afetadas pela enchente no município. E a prefeitura informou que já são 100 mil moradores fora de casa. A maioria está acolhida em residências de familiares. Cerca de 12 mil estão alojados em 88 espaços de acolhimento na cidade.


A Defesa Civil do Município alertam os moradores dos bairros já atingidos pelas águas da cheia do Rio dos Sinos dos últimos dias, que não retornem as suas casas. O Rio do Sinos segue subindo 3cm por hora, mas a previsão é de estabilização até quinta-feira (16).







Há um alerta especial para os bairros e regiões de Vicentina, Paim, São Miguel, Campina, Scharlau, Jardim Fênix, Rio dos Sinos, Santos Dumont, Vila Brás, Vila Brasília, Jardim Viaduto, Vila Glória, Pinheiro, Independência, São Geraldo, Madezzati e Centro.


Segundo o prefeito Ary Vanazzi, uma força-tarefa com mais de 100 operários e técnicos trabalhava para restaurar dois pontos de ruptura do dique do Rio dos Sinos. O objetivo é tentar reativar os motores de casas de bombas até a sexta-feira (17), e começar a retirar a água da cidade. Conforme a prefeitura, operários concluíram nessa segunda-feira (13) a construção de uma espécie de estrada até o dique a partir de pontos secos.


Com o reparo no dique e a recomposição das casas de bombas, a administração municipal espera conseguir remover grande parte da enchente, liberando áreas de bairros atingidos como Vicentina, São Miguel, Vila Maria e Vila Brás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário