Manifestantes fecham Avenida Frei Serafim contra o aumento da passagem de ônibus

Manifestantes fecham Avenida Frei Serafim contra o aumento da passagem de ônibus

leandro santos
0

A avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, foi fechada no sentido Centro-Leste no fim da tarde dessa quarta-feira (6). Manifestantes invadiram a via contra o aumento da passagem de ônibus na capital piauiense. O protesto estava marcado para a tarde de hoje havia cerca de uma semana e, hoje pela manhã, o prefeito Firmino Filho (PSDB) informou que o reajuste seria de 10%, indo de R$2,50 para R$2,75.

A concentração teve inicio às 16h no passeio da avenida próximo ao cruzamento com a rua Coelho de Resende. Os manifestantes, que em sua maioria sao estudantes, começaram a se movimentar por volta das 17h30. Seguindo pela via no sentido Centro-Leste, o grupo formado por pouco mais de cem pessoa interditou cruzamentos durante alguns minutos, explicando para a população o objetivo do protesto.
Confira também


    Acompanhados por um carro de som, os manifestantes entoavam palavras de ordem e protesto, dirigidos ao prefeito Firmino Filho, como "O povo na rua, prefeito a culpa é sua!". Para o grupo, o aumento da passagem é incompatível com a qualidade do transporte oferecido na capital. Apesar da passagem congelada para os estudantes, o grupo protesta contra o aumento para os trabalhadores da capital.
    Ao chegar ao cruzamento da avenida Frei Serafim coma a avenida Pinel, próximo à ponte presidente Juscelino Kubitschek, os manifestantes decidiram retornar pelo sentido oposto, Leste-Centro, em direção ao ponto onde o protesto teve início.
    Apesar do protesto, o trânsito na avenida fluiu quase de forma normal, porque os manifestantes interditaram os cruzamentos apenas por alguns minutos.
    Uma viatura da polícia militar acompanhou o percurso, sem interferir na manifestação. Protestam contra o aumento membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), movimentos estudantis secundaristas, dentre outras entidades e movimentos sociais.
    Aumento da passagemO valor anunciado pelo prefeito é inferior ao sugerido pelo Conselho Municipal de Transportes Públicos de Teresina, após reunião realizada na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), no dia 29 de dezembro de 2015.
    Na reunião, o encaminhamento foi de que os valores seriam reajustados em R$1,18 para estudantes e R$2,83 para passagem inteira. Além de percentual inferior no aumento da passagem inteira, a meia foi congelada em R$1,05, valor mantido há quatro anos.
     

    Postar um comentário

    0 Comentários

    Postar um comentário (0)

    #buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

    Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
    Ok, Go it!