Foto: Cidadeverde.compicos
O Estado do Piauí foi atingido por mudanças climáticas, onde a ‘seca verde’ resultou em um período de chuvas irregulares e perdas na safra agrícola. Desde abril de 2025, período típico de chuvas, os municípios vêm registrando altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
A climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sara Cardoso, explicou que os municípios piauienses vêm registrando umidades de15%, características de deserto.
"No Semiárido nós estamos com umidade típicas de deserto, de maneira recorrente. A partir de 15% para baixo são típicas de deserto. Nós estamos verificando as primeiras horas bastante frias e durante a tarde muito quente, com temperaturas muito baixas. Isto é extremamente perigoso para as boas condições da saúde humana, onde a OMS estabelece que para ter uma boa condição de umidade é necessário índices de 60%", explicou Sara Cardoso.
Sara explicou que o cenário climático se manterá e poderá registrar índices ainda mais baixos, que favorecem a ocorrência de incêndios florestais.
“Essas condições de altas temperaturas e baixa umidade favorecem os incêndios florestais e se propaguem nesse território. Nós estamos nos preparando, saímos de 34 brigadas para 95 municípios com brigadas. Esse treinamento foi intensificado e contamos desde o ano passado com uma sala que monitora tais ocorrências”, concluiu.