Hemopi assegura abastecimento de sangue durante o final do ano - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2015

Hemopi assegura abastecimento de sangue durante o final do ano

Com a chegada do período de final de ano, o Centro de Hematologia de Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) faz o planejamento de contingência para o abastecimento dos hospitais da capital e do interior, mantendo, assim, o estoque mínimo de segurança, determinado pelo Ministério da Saúde, o que assegura sangue e seus derivados em caso de necessidade.
Mais de 150 pessoas são recebidas no Hemopi por dia (Foto: Fernando Brito/G1)doação de sangue no Hemopi
(Foto: Fernando Brito/G1)
Apesar de ter redução em torno de 50% de doadores no período, o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, frisou a importância da disposição da população em doar nesse período. Exemplo disso é o número de doações registrada nessa terça-feira (29), quando, segundo ele, 80 doadores contribuíram de forma espontânea em doar sangue e contribuir com a saúde do nosso Estado.

Sem falar nos muitos que fizeram cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

O Hemopi terá funcionamento normal ao longo dos últimos dias do ano, parando apenas no dia 1º de janeiro. A orientação é que o doador, antes de viajar para as festas de final de ano, vá ao Hemopi para doar sangue, que estará aberto nessa quarta e quinta, até às 17h, retornando o funcionamento no sábado, dia 2.
Quem pode doar sangue
Para ser doador, é necessário ter entre 16 a 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 50 quilos, estar saudável. Importante alertar que não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue.

O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário