Hemopi pede por doações de sangue para aumentar estoque do fim de ano - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2016

Hemopi pede por doações de sangue para aumentar estoque do fim de ano

Doações têm queda de 30% no Hemopi no fim de ano (Foto: Catarina Costa/G1)Piauí tem 200 mil pessoas aproximadamente cadastradas como doadoras de sangue. Mesmo assim, no fim de ano o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) enfrenta dificuldades para constituir o estoque de bolsas para garantir o atendimento às necessidades do estado. O apelo do Hemopi é que antes de viajar, doadores que já estão no cadastro e novos interessados possam fazer uma doação.
A supervisora em captação de doadores do Hemopi, Susanne Rocha, disse que ao longo do final de ano há uma baixa no número de pessoas que comparecem aos postos para fazer doações. “É um período em que registramos sempre uma redução no número de doadores e consequentemente da coleta e a gente corre para conversar para que as pessoas possam ir”, confirmou a supervisora.
Doações têm queda de 30% no Hemopi no fim de
ano (Foto: Catarina Costa/G1)
Atualmente o Hemopi tem centros em TeresinaParnaíbaPicos e Floriano para o recebimento das doações. De acordo com a supervisora, a queda nas doações é de 30% no final de cada ano, período em que os doadores seguem para viagens estão de férias. 
“O nosso apelo é para quem ainda não doou que compareça a algum dos nossos postos para que possa colaborar, principalmente neste momento”, ressaltou Susanne Rocha.
A queda nas doações deve prosseguir ainda até o fim da primeira quinzena de janeiro, por causa do período de férias. “Muitos de nossos doadores são estudantes, que estão de férias durante o mês de janeiro. Portanto, ainda na primeira quinzena o nosso estoque fica baixo por causa das férias escolares”, falou a supervisora.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 kg, estar saudável e alimentado e apresentar documento oficial com foto. É preciso também dormir bem a noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação e alimentar-se bem, evitando alimentos gordurosos.
Política de Incentivo
No final deste ano a Assembleia Legislativa aprovou a criação de uma lei instituindo a Política Estadual de Incentivo à Doação de Sangue, em busca de garantir a autossuficiência estadual na disponibilidade de estoques de sangue. A lei incentiva a realização de campanhas para estimular a doação regular de sangue, a manutenção de cadastro estadual de doadores, a realização de mutirões para doação e uma campanha permanente de telemarketing para registro de doadores.
A supervisora em captação de doadores do Hemopi, apoia a iniciativa e diz que há um calendário de coletas a ser realizado a partir da segunda quinzena de janeiro. “A gente está agendando coletas a partir da segunda quinzena de janeiro. São coletas focadas em grupos organizados como grupos de igreja”, destacou Susanne Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário