Confira também
- Fifa confirma que Brasil terá doze arenas para a Copa do Mundo 2014
- Fifa divulga candidatos a mascote da Copa do Mundo de 2018
- Brasil receberá US$ 100 mi de fundo de legado da Copa do Mundo
- Futebol: FIFA já fala em 40 times na Copa do Mundo de 2026
Este playoff seria disputado no mês de novembro anterior ao ano do Mundial, no próprio país-sede, e seria considerado um evento-teste da grande competição.
Contaria com uma seleção da América do Sul, uma da América do Norte, uma da Ásia, uma da África e outra da Oceania. A Europa não cederia equipes para este torneio preliminar. A outra vaga viria da confederação que sedia a Copa.
O continente europeu não seria contemplado neste torneio porque já terá ampliado o seu número de seleções na Copa, com mais três vagas asseguradas diretamente.
Ao todo, a Uefa teria 16 equipes na competição. Com a ampliação do Mundial, a América do Sul passaria a classificar seis seleções para a Copa; a Ásia, oito; a África, nove; a América do Norte, seis; e a Oceania, um.
A Fifa destacou que, pela nova definição, a entrada automática do país-sede na Copa descontaria uma das vagas da confederação correspondente. Estas novidades foram discutidas em reunião do Escritório do Conselho da Fifa, que reúne o presidente Gianni Infantino e os presidentes das seis confederações continentais, nesta quinta-feira, em Zurique.
As propostas ainda não têm peso de uma decisão definitiva da Fifa. Para tanto, terão que ser aprovadas pelo Conselho da Fifa (órgão que substituiu o Comitê Executivo), que vai se reunir no dia 9 de maio, no Bahrein, na véspera do congresso da entidade.
Fonte: Terra