Conheça a Historia da origem de Tanque do Piaui

Conheça a Historia da origem de Tanque do Piaui

leandro santos
0
Avenida Dom Edilberto no centro de Tanque do PiauíTanque do Piauí é um município brasileiro do estado do Piauí, situado na mesorregião sudeste piauiense, na região conhecida como chapada grande. Sua população era de 2621 Habitantes em 2010.
O nome de Tanque do Piauí, é devido a uma localidade chamada de Tanque Velho, onde um senhor chamado de João Marinho construiu um tanque para guardar água da chuva,e o local ficou conhecido como Tanque do João Marinho, mais tarde ele se mudou para o local onde hoje fica o município e levou consigo o nome de Tanque.

História[editar | editar código-fonte]

Um desacordo entre o prefeito da vizinha cidade de Várzea Grande e os feirantes em 1969 fez com que estes últimos levassem a feira para a região de Tanque isso possibilitou o surgimento do povoado que era pertencente ao município de Oeiras (Piauí) (Até 1992)
No dia 18 de janeiro de 1970 foi celebrada a primeira missa pelo Monsenhor Leopoldo. Seis Anos depois, em 1976, foram erguidas duas construções: o posto de Saúde e a Unidade Escolar, onde hoje funciona o Ensino Médio.
Em 1986, foi ligada a energia elétrica do povoado e a perfuração de um poço tubular com profundidade de 451 metros.

Primeira Feira[editar | editar código-fonte]

Em 1969 o prefeito de Várzea Grande-PI, mudou a feira daquela cidade, que era na segunda-feira, para o sábado, os feirantes revoltados resolveram fazer a feira no Tanque, sendo realizado no terreiro da casa do Sr. Né Filisminda, debaixo de um pé de oitizeiro, no dia 29 de setembro de 1969, sendo esta a data oficial da primeira feira e de fundação do Povoado Tanque, tempos depois a feira de Várzea Grande voltou a ser realizado na segunda-feira, e os feirantes voltaram para aquela cidade.

Emancipação[editar | editar código-fonte]

Até o inicio do ano de 1992, o povoado pertencia a Oeiras, mas, em 19/04/1992, um plebiscito elevou o povoado de Santa rosa à categoria de cidade e o Tanque passou a pertencer à nova cidade.
Como ocorreu com Santa Rosa, o Tanque passou a cidade no dia 14 de dezembro de 1995, após um plebiscito e no dia 01 de janeiro de 1997 foi empossada sua primeira Prefeita, a senhora Joana Vieira da Silva (PFL).
Quando foi emancipada em 14 de dezembro 1995 foi feito um plebiscito para a escolha do nome, entre Lindo Horizonte, Planaltina e Tanque, e Tanque acabou vencendo.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 06º36'00" sul e a uma longitude 42º16'56" oeste, estando a uma altitude de 420 metros (Fonte: Google Earth). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sua população em 2010 era de 2621 habitantes. Sua extensão territorial é de 377,042km², o que lhe confere a densidade demográfica de 6,95 hab/km².

Localização[editar | editar código-fonte]

Situado na mesorregião sudeste piauiense, mais precisamente na menor região do sudeste piauiense, na microrregião de Picos.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é tropical semi-árido, com temperaturas médias que variam entre 17°C e 36°C, podendo, algumas vezes, chegar a 39°C nos meses mais quentes: setembro, outubro e novembro. O período chuvoso se estende de dezembro a abril. Nos meses de junho, julho e agosto as temperaturas mínimas podem chegar a 17ºC, e a umidade relativa do ar a índices abaixo de 40%. No período de maio a outubro há predominância de dias ensolarados com fortes ventos. Por está situada sobre uma chapada (Chapada Grande) às vezes podem ocorrer temperaturas amenas durante o dia, como as registradas em 22/10/11 e 02/11/11, onde a mínima foi de 19°C e a máxima de 23°C, e como em 22/01/12 em que as temperaturas estiveram entre 19°C e 22°C.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação é de transição cerrado/caatinga com predomínio de árvores de médio e grande porte como pequizeiro, faveira, ipê, mandinga, chapada e jatobá.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município é baseada na agricultura com destaque para a produção de cereais. A cidade é conhecida como a "Capital da Fava", por causa do plantio do grão e devido à grande produção de fava de faveira, além da fava d'anta, planta nativa da região, muito usada na alimentação de gado, tanto bovino como caprino.
Ainda é destaque no município a produção de caju e a fabricação de Cajuína.

Cultura & Religião[editar | editar código-fonte]

Estima-se que esta se fortaleça com a criação da secretaria municipal de cultura no início do ano de 2013. O principal evento cultural é o festival de quadrilhas realizado usualmente no último fim de semana do mês de junho.

Festejos[editar | editar código-fonte]

Em janeiro é comemorado os festejos de São Sebastião, que é a maior festa do município, sendo realizada em cinco dias de festa. O novenário vai do dia 11 ao dia 20, enquanto os shows vão do dia 17 ao dia 21.
No mê de dezembro é comemorado o festejo de Nossa senhora da Conceição na comunidade Salobro situada a cerca de 12 km da sede do município. Este festejo possui mais de 300 anos de existência.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de janeiro de 1970 foi celebrada a primeira missa pelo Monsenhor Leopoldo.
A Igreja de São Sebastião foi construída com os esforços do Grupo de Jovens da época, a qual foi inaugurada no dia 26 de novembro de 1994.

Política[editar | editar código-fonte]

A cidade tem como Prefeito Francisco Pereira da Silva Filho (Filho Tiú) (PT), eleito em 2012. Atualmente o município tem nove vagas na câmara de vereadores.

Eleições[editar | editar código-fonte]

  • 1996 - Em outubro 1996 foi realizada a primeira eleição para prefeito no município com apenas dois candidatos: Manoel Silveira Nunes (Né Nunes)- PL e Joana Vieira da Silva (Naninha) PFL, sendo Naninha eleita a primeira prefeita do município de Tanque, tendo como Vice Luís Gonzaga dos Santos (PSDB).
  • 2000 - Essa chapa foi repetida na eleições de 2000 com Vitória de Naninha sobre então vereador Deodato de Araújo Costa (PL), que tinha como vice o professor Francisco Xavier de Carvalho (senhor)(PMDB).
  • 2004 - Deodato, que havia perdido a eleição anterior foi eleito prefeito com Antônio da Silva Veira (Tonheiro)(PCdoB), ficando à frente de José Anísio de Moura Torres (então no PSDB) com a vice Lúcia Soares (PFL).
  • 2008 Deodato foi reeleito em 2008 vencendo Gilberto Vieira (DEM) com eu vice Kerme Cavalho (PT).
  • 2012 Francisco Pereira da Silva Filho (Filho Tiú) (PT) é eleito prefeito com Elvira Pereira (PP), derrotando José Maria Vieira (PSDB) que tinha como vice Raimundo Fontenele (PSB)

Referências

  1. ↑ Ir para:a b «Divisão Territorial do Brasil»Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008
  2. Ir para cima IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010
  3. Ir para cima «Censo Populacional 2010»Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010
  4. Ir para cima «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil»Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008
  5. ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!