O Flamengo vai tentar fazer do limão, uma limonada para reforçar o time em 2018. O clube não dispõe de orçamento para investimento em contratações. Apenas cerca de R$ 15 milhões da receita R$ 477 milhões aprovada para o ano, mas o valor está condicionado a venda de atletas. Nesse cenário, depois da ressaca pelo vice da Sul-Americana e o fim de ano sem conquistas relevantes, a diretoria inicia hoje a montagem da barca para abrir espaço na folha salarial, que não será alterada.
Mais matérias
O capitão da primeira nau é o goleiro Alex Roberto, que negocia com o futebol japonês. O argentino Mancuello é o copiloto e deve seguir para o México. Os comissários de bordo são Conca, já a caminho da China, e Rafael Vaz, que procura novos ares com prioridade fora do país. O zagueiro foi sondado pelo futebol turco. A janela se abre no dia primeiro de janeiro.
Quem for vendido, o valor entra como liberado para contratação. Desta forma, não há ninguém inegociável. A chegada de um zagueiro, um lateral e dois atacantes é a prioridade. Gabigol, hoje no Benfica, foi oferecido, mas há outras opções de goleadores no radar. A diretoria calcula que, para trazer de quatro a seis peças, precisa fazer dinheiro com mais jogadores.
Assim, o diretor Rodrigo Caetano entra em cena para fazer o que tem feito de melhor: realocar as peças em sobra e as que voltam de empréstimo em outros clubes. Os candidatos a trocas são Gabriel, Matheus Sávio, Leo Duarte e possivelmente Márcio Araújo. Retornam nomes como Ronaldo, Canteros e Luiz Antonio.

Nova chance a apostas caras
Dentre as frustrações do Flamengo no ano, estão a demora na respostas das principais contratações do meio da temporada. Especialmente Everton Ribeiro, que chegou do mundo árabe e não deslanchou. Depois de ficar dois anos treinando à noite e sem ênfase na parte física, o meia-atacante é aposta com uma boa pré-temporada no Centro de Excelência em Performance. O clube enquadrou o jogador nos investimentos com pagamento de luvas e salário e não o vê como caro, mas entende que pode dar mais retorno.
Outro que não vingou foi Geuvânio. Oriundo da China, o atacante também não teve sequência e caiu de rendimento nos treinamentos. Com vínculo até o fim de 2018, ele será submetido a treinamento físico específico para ser um dos reforços sem custo na temporada, apesar do alto salário.
O Flamengo se apresenta no dia 14 de janeiro, mas a expectativa é que alguns jogadores que não vinham atuando retornem antes. Especialmente os jovens que voltam de empréstimos e os formados no clube. A estreia no Estadual é no dia 17 de janeiro contra o Volta Redonda, fora de casa, pelo Campeonato Carioca, com time certamente reserva.
Profissionais em análise