“Profeta da Chuva”, agricultor de Pedro II prevê chuvas para a segunda metade de janeiro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2017

“Profeta da Chuva”, agricultor de Pedro II prevê chuvas para a segunda metade de janeiro

Antônio Alves faz previsões sobre as chuvas em 2018. (Foto: Reprodução/ Clube Rural)senhor Antônio Alves já sabe como será o mês de janeiro em relação às chuvas. O agricultor da região rural do município de Pedro II, a 205 km de Teresina, é conhecido como o “Profeta das Chuvas”, e afirma que as chuvas ficam mais fortes a partir da segunda metade do primeiro mês de 2018.
“Janeiro vai ter um 'salto na marcha' no começo, chuvas mangueiradas, e vai chover mais forte do dia 15 em diante. Mas do dia 1 até o dia 12 podem ocorrer chuvas variadas”, comenta o Profeta, apresentando com detalhes suas previsões para a melhor época para o plantio.
O senhor Antônio começa suas previsões ainda em setembro. Ele conta que o comportamento das nuvens durante os cinco primeiros dias do mês são o que determina as previsões para as chuvas de janeiro.“Se no amanhecer do dia primeiro de setembro tiver nuvens pela manhã, chove no começo de janeiro. Se só tiver nuvens de meio-dia para a tarde, aí será do dia 15 em diante”, explica o Profeta.

Seca

Os agricultores da região torcem para que o Profeta esteja certo. “Estamos na expectativa. Chegando o mês de janeiro, se chover, é quando fazer os primeiros plantios. Por que já fazem quatro anos que o mês de dezembro não dá mais o plantio de antes”, comenta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II, Agostinho Bispo de Oliveira.
Já são mais de cinco anos de seca. O açude Joana, em Pedro II, está com volume morto. A solução para os trabalhadores rurais tem sido comprar água.
A Prefeitura de Pedro II tem pedido ajuda ao governo do Piauí e à Defesa Civil, e sugere a perfuração de novos poços. “O aquífero que passa a 12 km da cidade, e calculam que há uma profundidade de 600 m a gente consiga aí poços acima de 100 mil litros de água”, conta o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins.
De acordo com o prefeito, cinco ou seis poços seriam suficientes para resolver o problema da água. Dos poços, a água seria levada para a Estação de Tratamento de Água da Agespisa e abasteceria a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário