Em uma semana, Piauí só atingiu 1% da vacinação contra a gripe H1N1 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de abr. de 2018

Em uma semana, Piauí só atingiu 1% da vacinação contra a gripe H1N1

 Imprimir
Levantamento do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) revela que o Piauí só vacinou 1,7% do público na campanha contra a gripe H1N1 em uma semana de imunização. A vacinação vai até o dia 1º de junho. (veja aqui onde vacinar em Teresina).
 
A meta no Estado é vacinar mais de 800 mil pessoas. Até o dia 28 deste mês, somente 13 mil 607 tinham sidos imunizados. No Estado, são mais 50 casos notificados da doença, sendo sete confirmação da gripe H1N1. 
 
A Secretaria Estadual de Saúde informou que somente na quarta-feira (2/maio) terá um levantamento mais atualizado. Sobre a falta de seringas para a vacinação de crianças, a Secretaria de Saúde informou que até sexta-feira estará chegando novos lotes. Segundo a Saúde, a maior parte dos municípios tem seringas em estoque e está vacinando as crianças. 
 
A vacina disponível na rede pública protege contra os três subtipos (H1N1, H3N2 e tipo B). Porém, tem maior eficácia para o H1N1. A duração da imunização é em torno de um ano. O melhor período de imunidade contra a doença é entre o primeiro e o quinto mês. Para elaboração da vacina, a OMS recolhe amostras dos vírus Influenza em todo o mundo e aponta quais os tipos estão mais aptos a circular.
 
Contraindicação 
Nos casos de febre alta (acima de 39ºC) e doenças ou remédios que alteram a imunidade.
 
GRUPOS PRIORITÁRIOS 
 
> Crianças a partir de 6 meses até completar 5 anos
> Idosos de 60 ou mais > Gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto > Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como pacientes com obesidade grau 3, e outras condições clínicas especiais (deverão apresentar receita recente de medicação que comprove a situação) > População Indígena > Trabalhadores de Saúde > Professores do ensino público ou privado (mediante comprovação profissional) > Funcionários do sistema prisional > Pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes sob medidas socioeducativas
 
Vacinação
 
Todos os postos de saúde devem disponibilizar vacina das 7h30min às 18h. Hoje e amanhã, devido o ponto facultativo e o feriado dia do trabalhador, as salas de vacina não estarão abertas nestes dois dias, por se tratarem de serviços considerados sem caráter de urgência ou emergência.
 
 
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário