Um Surto de malária em Joca Marques está controlado, afirma Secretaria de Saúde - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de jun. de 2019

Um Surto de malária em Joca Marques está controlado, afirma Secretaria de Saúde



A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (13) que os casos de malária que foram notificados na cidade de Joca Marques, região Norte do Piauí, foram controlados. Ao todo, 40 casos foram notificados e 6 foram confirmados.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, uma força-tarefa foi enviada ao município. “No momento em que fomos alertados sobre esses casos de malária, determinamos o envio de uma força-tarefa para o município, para orientar a população e tratar aqueles que haviam se contaminado”, declarou Florentino Neto.

Além da equipe multiprofissional, a Sesapi também disponibilizou o carro fumacê, para dedetizar o município. “Numa segunda etapa vamos está utilizando uma dedetização intradomiciliar e, com isso, vamos imunizar a região”, esclareceu Alderico Tavares, superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi.

Um dos casos foi diagnosticado em um trabalhador que havia viajado ao estado do Pará. “Sabemos que em algumas localidades daquela região há uma endemia dessa doença e essa pessoa viajou para lá a trabalho”, explicou o superintende.

Desde a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde, que começou há uma semana, a cidade de Joca Marques não apresentou mais nenhum caso de malária. “Registramos 40 casos suspeitos e desses apenas seis foram confirmados. Podemos confirmar que está contido o surto na região”, disse o superintende.
malária surto joca Marques PiauíSurto de malária em Joca Marques está controlado, afirma Secretaria de Saúde. Foto: Reprodução/Portal Dráuzio Varella

Malária

A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles. Por isso, a principal forma de transmissão é a picada do mosquito.

A doença não é contagiosa e uma pessoa doente não é capaz de transmitir a malária diretamente para outra. Quem apresentar os sintomas - que são febre alta, dor de cabeça, tremedeira e calafrios - devem procurar uma unidade de saúde. A malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede de saúde. Em caso de confirmação, o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário