Governadores do Nordeste lançam primeiro edital de compras coletivas nesta terça (17) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de set. de 2019

Governadores do Nordeste lançam primeiro edital de compras coletivas nesta terça (17)



Os governadores nordestinos participaram, nessa segunda- feira (16), em Natal, Rio Grande do Norte, de mais uma reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste onde discutiram as diretrizes e os interesses dos estados da região, tendo como principais pautas a reforma tributária, a educação pública e a redução da presença da Petrobras no nordeste. Na oportunidade, os gestores também assinaram a Carta de Natal e deliberam sobre lançamento do 1° edital de compras coletivas na área da saúde, que deve ser lançado nesta terça-feira (17).

Para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o desenvolvimento regional é o maior desafio a ser enfrentado, permitindo, assim, a geração de emprego e renda. A gestora destacou a participação dos governadores nordestinos no Encontro Econômico Brasil-Alemanha e reiterou que essa é uma agenda muito importante para o nordeste. 

Sobre o edital de compra coletiva, o governador da Bahia, Rui Costa, que também é o presidente do Consórcio Nordeste, enfatizou o lançamento da primeira compra em conjunto dos estados nordestinos, após a apresentação no mercado. “Terão outros editais até dezembro. Vamos trazer, com certeza, ganhos de escala, economias para as compras e cofres públicos de cada estado e, com certeza, teremos ganhos econômicos derivados daí”, comentou Costa. 

O governador baiano comentou que os governadores nordestinos discutiram sobre a reforma tributária que está tramitando no Congresso. “Deliberamos por apoiar duas propostas. Uma é a que simplifica tributos debatida pelo Conselho de Secretários de Fazenda (Comsefaz) e, ao mesmo tempo, apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata de implementar, além de uma simplificação, medidas de combate à regressão fiscal. O Brasil é um dos países do mundo com maior injustiça tributária e tem uma inversão, onde quem ganha menos paga proporcionalmente mais”, explicou o gestor.

Rui Costa também comentou que os governadores do nordeste devem trabalhar junto à Câmara dos Deputados para que projetos de interesse dos estados sejam votados o quanto antes, destacando a cessão onerosa de receitas de petróleo, a securitização das dívidas e o Plano Mansuetto. “Também há a necessidade de tramitação rápida do novo Fundeb, pois o fundo vai vencer no início do ano e precisa de uma votação urgente, caso contrário colocaria em risco o funcionamento da educação no Brasil”, disse o gestor.

O governador Wellington Dias destacou a preocupação dos estados nordestinos com a desmobilização de estatais como a Chesf e a Petrobras, que acarretam em consequências negativas na economia do nordeste. Na oportunidade, o gestor também destacou a política de atração de investimentos com pautas que permitam o aumento da capacidade de investimento.

O chefe do Executivo piauiense revelou que estão sendo feitas agendas preparatórias, estratégicas para o Encontro dos Estados do Nordeste com a Alemanha, França e Espanha. “O objetivo é termos agendas que darão resultados para o nordeste, com atração de investimentos, financiamentos, acesso a fundos, com a garantia de uma política ambiental adequada, com o acesso, por exemplo, a fundos, como o das mudanças climáticas”, comentou Wellington.


Governadores do Nordeste lançam primeiro edital de compras coletivas nesta terça (17). Foto: Álvaro Carneir

Nenhum comentário:

Postar um comentário