Salve Maria já registrou 1.094 denúncias no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de set. de 2019

Salve Maria já registrou 1.094 denúncias no Piauí

O aplicativo Salve Maria,  grande agente da polícia na luta contra o feminicídio e violência contra a mulher, já registrou 1.094 denúncias em todo o Piauí no período de março de 2017 até 20 de agosto de 2019. Dos casos, 853 foram de violência física, 127 de violência psicológica, 76 violência moral,  30, violência sexual e 8 de violência patrimonial, revelou a diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegada Anamelka Cadena.
Desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o aplicativo prega a importância de ser mais um canal sigiloso de informação que pode ser utilizado, além de outros meios de comunicação na prática, relacionados à mulher, criança e adolescente que esteja em situação de qualquer tipo de violência. 
Crédito: José Alves Filho
“É importante a gente ressaltar que esses canais sigilosos são criados para oportunizar que, não só a vítima, mas quem percebe os sinais de violência na vizinhança, ambiente de trabalho, um profissional que tenha alguma informação de violência ou mesmo familiar que esteja  passando por situações como essa, pode informar para que a gente possa fazer a imersão", conta.
O Piauí, que já alcançou no mês de maio, a média de três feminicídios por mês, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), se encontra em um cenário de feminicídios íntimos, garante a delegada. “Eles são aqueles que acontecem no âmbito da violência doméstica familiar que não são noticiados. Práticas reiteradas de violência que são de conhecimento das pessoas que vivem  no entorno da mulher vítima”, explica.
Conscientização pode salvar vidas
A conscientização da necessidade de denúncia é uma arma que pode salvar vidas diante de uma situação que necessita ser evitada. O Salve Maria permite a denúncia tanto de um fato que já aconteceu, quanto daqueles que estão ocorrendo.
“Através do botão da denúncia, esses fatos chegam até a central  de monitoramento das unidades especializadas que fazem o desenvolvimento da investigação para verificação da procedência da informação, como numa situação flagrancial acionando o botão do pânico para que a viatura mais próxima chegue ao local”, enfatiza Anamelka Cadena. 
Usar o aplicativo é fundamental para evitar que meninas e mulheres sejam vítimas de feminicídio. O Salve Maria está disponível no Play Store para Android e posteriormente será lançado no IOS. 
Crédito: Lucrécio Arrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário