Equipes fazem serviços de prevenção para minimizar estragos das chuvas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de jan. de 2020

Equipes fazem serviços de prevenção para minimizar estragos das chuvas



O período das chuvas chegou com intensidade e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU), por meio de suas Gerências de Serviços Urbanos, estão percorrendo as principais galerias e bocas de lobo de Teresina. O trabalho preventivo, intitulado, tem o objetivo de limpar as entradas das galerias, promovendo a desobstrução dos canais para evitar alagamento das ruas em decorrência do acúmulo de lixo.

De acordo com o gerente de Serviços Urbanos da SDU Leste, Renato Lopes, a medida acontece sempre no período chuvoso. “Com o objetivo de garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos, estamos limpando as galerias dos bairros São João, São Cristóvão, Piçarreira e Morros. Após esse trabalho, que chamamos de Rota das Chuvas, voltaremos aos serviços normais que se encontram na programação semanal de limpeza”, declarou.As galerias das ruas Fernando Pires Leal, Noronha de Almeida e alguns pontos da Avenida Kennedy, como a região da Maloca, por exemplo, estão recebendo os serviços de desobstrução.

Já na região norte da cidade, a SDU está realizando diariamente ações de manutenção de bombas e monitoramento das áreas próximas às lagoas do Mafrense, do São Joaquim, dos Oleiros e do Jacaré. Na região existem quatro estações de bombeamento: a primeira é a Estação da Boa Esperança, que fica na Lagoa dos Oleiros, próximo ao Encontro dos Rios; a segunda está localizada no Parque Ambiental Matias Matos; a terceira está nas proximidades do Hospital do Mocambinho, e a quarta fica na Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades da Ponte da Primavera.
A manutenção nas quatro estações de bombeamento está garantindo o melhor escoamento das águas, dos bairros Mafrense, Poti, Parque Alvorada, São Joaquim, Nova Brasília; Parque Brasil e Mocambinho. “Estamos concentrando as nossas equipes nos locais de risco e fazendo ainda a vistoria em todas as bocas de bueiro da região. Lembrando que é importante que a população atente para o descarte correto do lixo, que é a principal causa desses entupimentos”, destaca o superintendente executivo da SDU Centro Norte, Márcio Sampaio.
A Gerência de Serviços Urbanos da SDU Sudeste também continua o trabalho de limpeza nas ruas, canais, praças e galerias. Na manhã desta terça-feira as equipes realizaram limpeza nas Avenidas Jose Francisco de Almeida, Noé Mendes, Joaquim Nelson, Jornalista Lívio Lopes, Desembargador Manoel Felício, bem como a manutenção de áreas verdes no Deus Quer. Complementando os serviços, as equipes estão na galeria da vila Washington Feitosa além de transbordo da avenida Boa Esperança e Dom Helder.
“As ações tem como objetivo diminuir os transtornos causados pelas chuvas, bem como evitar que o lixo acumulado e despejado equivocadamente em praças e avenidas sejam arrastados pelas águas fluviais provocando o entupimento desses locais. A intenção é evitar o alagamento desses lugares”, informou o gerente de Serviços Urbanos da SDU Sudeste, Isau Araújo.
O superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, explica ainda que as ações da Prefeitura e SDU sempre estão voltadas pra atender a população e resolver os problemas no menor espaço de tempo possível. “Estamos sempre acompanhando as áreas que estão sujeitas a alagamentos, bem como as que estão sendo realizados os reparos necessários devido às chuvas. Medidas necessárias e urgentes para que a população possa ter o menor impacto possível”, acrescentou.
Na avaliação do gerente de Serviços Urbanos da SDU Sul, Marcelo Mourão, o trabalho que vem sendo realizado pela superintendência nas últimas semanas, atuando na limpeza preventiva das principais galerias da região, tem surtido um efeito positivo. “Iniciamos a manhã andando em vários pontos considerados mais complicados em relação à drenagem e encontramos uma situação bem tranquila. Graças à limpeza realizada antes do início das chuvas”, ressaltou o gerente Marcelo Mourão.
O único ponto a apresentar uma condição que exigiu uma atenção maior da superintendência foi a gelaria localizada no bairro Areias, em frente a fábrica de bebidas. O próprio superintende da SDU Sul esteve no local acompanhando o trabalho das equipes de limpeza. “Vamos utilizar uma retroescavadeira para abrir as tampas da galeria, retirar todo o material que está impedindo a passagem da água e depois refazer toda a estrutura do local”, informou.
Descarte irregular de lixo
Por outro lado, a Prefeitura detecta, constantemente, o descarte incorreto de lixo em áreas públicas, verdes e de preservação ambiental. Evandro Hidd, reforça que, além das atividades realizadas pelas SDUs, é de suma importância que a população se conscientize a respeito do descarte inapropriado de lixo. “Precisamos que a população se conscientize de que o maior prejudicado acaba sendo ela. Precisamos nos monitorar e nos policiar quanto ao descarte do lixo para evitar que o problema volte pra nós”, enfatiza Evandro Hidd.
Sobre isso, o superintendente João Pádua também alerta a população para a importância de evitar o acúmulo ou descarte irregular de lixo em áreas de proteção ambiental. “Nosso maior objetivo, neste aspecto, é promover a conscientização das pessoas para que elas se sintam mobilizadas a participarem conosco das limpezas nos bairros. Juntos, podemos trabalhar com ações mais direcionadas com a finalidade de manter a nossa região mais limpa. Solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário