Mortes por choque alertam para riscos de equipamentos elétricos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de jan. de 2020

Mortes por choque alertam para riscos de equipamentos elétricos

Em apenas quatro dias, três pessoas morreram no Piauí após sofrerem descarga elétrica. Em dois dos casos, as vítimas tiveram contato com água, o que contribuiu para as mortes. Já a terceira vítima teve contato com uma cerca elétrica. O engenheiro elétrico, Raionne Furtado Rocha, explica que a água, com exceção da destilada, é um excelente condutor de eletricidade. Isto acontece porque o líquido possui sais minerais e íons livres em sua composição, fazendo com que o líquido conduza melhor a eletricidade. 
Por isso, ao manusear equipamentos elétricos, deve-se observar alguns aspectos, como as condições do cabo que interliga à tomada, se não existe algum fio de cobre exposto ou alguma outra falha. 
Mortes por choque alertam para cuidados com equipamentos elétricos. (Foto: Folhapress)
“Não se deve manuseá-lo descalço e em hipótese alguma deve-se estar com o corpo molhado. O ideal é evitar a mistura de água com eletricidade, porque isso pode ocasionar um acidente muito sério ou até mesmo fatal”, enfatiza o engenheiro.
O que fazer 
Se por ventura você presenciar uma pessoa sofrendo uma descarga elétrica, deve-se imediatamente interromper essa corrente e jamais tocar na pessoa que está recebendo a descarga. Procure o disjuntor geral da casa e desarme-o. 
Em uma residência, por exemplo, a recomendação de Raionne Furtado Rocha é fazer um sistema de aterramento bem dimensionado e contar com a utilização de um dispositivo de proteção contra fuga de corrente, mais conhecido como DR.
“Ele atua seccionando a corrente elétrica ao perceber que houve uma fuga de corrente pra terra. Ou seja, ele desarma o circuito da tomada antes que a pessoa sinta a descarga elétrica. Para a utilização desse dispositivo, é imprescindível que a pessoa tenha as instalações executadas por um profissional da área, que entenda das normas vigentes e às ponha em prática”, disse. 
E para quem tem criança em casa, o cuidado deve ser redobrado. Além de instalar o DR ou IDR no circuito de tomadas, deve-se utilizar os protetores de tomadas e ficar sempre atento pra não permitir que as crianças manuseiem equipamentos elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário