Coronavírus: Reitor da UFPI está em isolamento e aulas são suspensas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de mar. de 2020

Coronavírus: Reitor da UFPI está em isolamento e aulas são suspensas

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor doutor José Arimatéia Dantas Lopes, confirmou na manhã desta segunda-feira que está em isolamento domiciliar no estado de São Paulo, após ter tido contato com uma pessoas que está com suspsieta de Covid-19, doença ocasionada por vírus respiratórios emergentes, mais conhecido como Coronavírus.

De acordo com informações da repórter Solange Souza, da Rede Meio Norte, o reitor foi para Sao Paulo acompanhar uma das filhas na defesa de uma tese de doutorado e teve contato com uma pessoa suspeita de ter contraído o vírus. Por recomendação do médico da família, ele está em isolamento domiciliar.
Por teleconferência, o reitor participou de uma reunião que decidiu suspender as aulas no UFPI até o dia 15 de abril. A medida vale para os 39 mil alunos de 5 municípios no Piauí.O que estamos observando é que as instituições de ensino supeiror, indepente do Estado com confirmação ou não, estão tomando as decisões de suspender as atividades acadêmicas. Temos 63 instituições federais e 27 já suspenderam as aulas. A decisão de paralisarmos as aulas na UFPI é para evitar essa propagação do vírus dentro do ambiente acadêmico. O vírus tem uma disseminação exponencial, com isso, a UFPI tem um contigente de 39 mil alunos junto com a comunidade somos 45 mil. É uma atitude preventiva, vamos suspender até o dia 15 de abril e, a partir dai, vamos reavalir como essa situação se comporta na universidade, no Estado. A suspensão vale para todos os campi", argumenta Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI.
Nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou  que o número os casos suspeitos de COVID-19, no estado subiu para 26 e que outros 9 casos foram descartados. Já a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina comunicou que 24 casos suspeitos estão sendo monitorados em Teresina.
O Governo do Piauí decretou nesta manhã, a suspensão das aulas na rede estadual de ensino pelo prazo de 15 dias devido à pandemia de coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão foi tomada após reunião do comitê de ações estratégicas que recomendou a medida ao governador Wellington Dias (PT).
Diversos órgãos públicos do Piauí também adotaram medidas preventivas e determinaram que parte dos servidores devem passar a trabalhar em casa. Por meio de portarias, o Tribunal de Justiça (TJ-PI) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) estabeleceram que parte dos funcionários e estagiários vão atuar em regime de teletrabalho.
IFPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário