GMNC muda programação e faz 10h de plantão sobre o novo coronavírus - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de mar. de 2020

GMNC muda programação e faz 10h de plantão sobre o novo coronavírus

A pandemia do novo coronavírus alavancou a importância do bom jornalismo, principalmente no que diz respeito à prestação de serviços à população, ao esclarecimento, checagem de fatos e orientação. Pensando nisto, o Grupo Meio Norte de Comunicação adotou desde a última sexta-feira, 20 de março, uma programação especial, apenas no final de semana foram 10 horas de plantão, focando em todas as informações sobre a Covid-19, atualizando os dados e as medidas adotadas pelas autoridades não apenas no Piauí, mas em todo o país e no mundo.
Para garantir que as notícias chegassem a milhares de lares com rapidez, seriedade e segurança, o GMNC também adotou uma série de estratégias que resguardassem os seus colaboradores. Assim, seguindo as recomendações dos órgãos governamentais, parte da equipe está atuando no regime home office, o que não tem, porém, prejudicado o cumprimento da principal missão do jornalista: informar.
O diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), Wrias Moura, sintetiza a preocupação em transmitir as informações ao maior número de pessoas possível, visando a prevenção. Neste âmbito, o jornalismo ganha um papel preponderante na luta contra o novo coronavírus.
“Na verdade nós temos a noção da responsabilidade que um meio de comunicação tem para atualizar a população, então os nossos programas gravados no fim de semana, não foram gravados durante a semana para preservar a empresa de grande circulação de funcionários, mas todos foram acionados para entrar ao vivo no sábado e domingo em plantões realizados por uma equipe reduzidíssima para garantir às pessoas o máximo de informações e conseguimos em quase dez horas de plantões, quando se somaram todos os plantões sucessivas, foram dez horas de transmissão de informações de todos os Estados do Brasil e de vários países do mundo, com correspondentes, entrevistas, autoridades de saúde”, afirmou.

As informações englobaram não apenas dados epidemiológicos, destrinchando-se também por análises, panoramas da situação econômica do país e do mundo, dentre outros aspectos. “Agora no domingo conseguimos transmitir ao vivo uma reunião da XP Investimentos, que estava ocorrendo via aplicativo zoom, em que o presidente da MRV, o presidente da CSN, o presidente da Eletrobras, e vários investidores da XP, fizeram um bate papo com o presidente da Caixa sobre o futuro da economia e que ações precisariam ser tomadas, então eu acho que isso foi a apoteose do nosso encontro para garantir que através dessa transmissão ao vivo e de vários conteúdos que colocamos, a gente pudesse garantir informação à população em todas as frentes e focos necessários sobre a atual situação do país em relação a pandemia, cuidados, números, projeções econômicas, tudo esteve presente na nossa transmissão com a nossa equipe de casa participando deste processo”, revelou o diretor do GMNC.

Com a urgência pela transmissão de notícias relacionadas à pandemia, programas que habitualmente estão na casa dos piauienses no final de semana, tiveram a sua exibição alterada.
“Na verdade desde o início que se tratou de coronavírus a gente buscou dar uma cobertura especial, nessa semana obviamente a gente virou toda nossa programação ao perceber a gravidade da situação, a necessidade de estar buscando mais informações, começamos fazendo isso tirando alguns programas semanais do ar como inéditos, reprisando eles, além do jornalismo tratar de 80% a 90% de coronavírus, o próprio entretenimento também virou a programação nesse sentido, o entretenimento da forma dele está tratando com dicas, cuidados, com orientações, comportamento e neste final de semana a gente sabia que havia a necessidade de uma programação especial, até porque os casos do Piauí eclodiram no final da semana, e sabíamos que no final de semana precisaríamos de uma cobertura especial, programamos uma série de flashes, no intuito de deixar a população informada, não só em âmbito local, mas também nacional, internacional; estamos utilizando nosso time de apresentadores na ancoragem dos plantões, e também contribuindo entrando via skype, via telefone, o que era para ser uma série de plantões acabou se transformando numa programação maior, nós estamos o tempo todo mudando nossa programação justamente para se adaptar ao momento”, afirma o diretor de conteúdo do GMNC, Marcos Monturil.
JORNALISMO DE VANGUARDA. 
A preocupação do GMNC em levar todas as recomendações ao maior número de lares passa ainda por uma iniciativa inédita na imprensa nacional, baseada no exemplo adotado por países como Argentina e Espanha. Na última sexta-feira, 20 de março, os dois jornais impressos de circulação contínua no Piauí: Meio Norte e O Dia, estamparam a mesma manchete: “Pare pela vida, fique em casa!”; a iniciativa histórica na imprensa piauiense já começa a ser replicada por outros entes federativos, evidenciando que no momento não há concorrências, todos estão unidos num mesmo propósito: na preservação de vidas.
“O Meio Norte sempre praticou um jornalismo de vanguarda. Sempre tivemos o olho aberto para os nossos diversos públicos e uma imensa disposição dos nossos profissionais em estarem sempre prontos a abraçar as causas comunitárias. Desse modo, não temos maiores dificuldades em colocar o time em campo, porque todos têm muito zelo profissional e muito apreço para as pessoas, uma disposição forte de solidariedade”, disse o diretor de jornalismo do GMNC, José Osmando Araújo.
Para repassar as informações, uma equipe de profissionais dos mais diversos setores vem se dedicando integralmente, com o compromisso da veracidade e da responsabilidade social. “Fazemos isso com extremo senso de responsabilidade, que só aumenta diante da gravidade da situação e da capacidade satânica que têm muitas pessoas de criar e espalhar Fake News, desorientando a população. Nós sabemos que nunca quanto agora o papel de um jornalismo sério e responsável foi tão importante e necessário”, indicou José Osmando Araújo.
Apresentadores, repórteres, comentaristas, e diversos outros profissionais vem atuando também de casa numa corrente do bem. “Estamos buscando informações com os gestores de saúde, especialistas, gestores de outras áreas também, e com todo nosso time de profissionais, não só quem está na tv trabalhando, mas também quem está de casa home office. É um marco no jornalismo piauiense, na comunicação piauiense, quiçá brasileira, o que estamos fazendo este final de semana, e vamos continuar na mesma pegada”, finalizou Marcos Monturil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário