Idosos voltam a se aglomerar e relatam falta de vacina em UBS - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de mar. de 2020

Idosos voltam a se aglomerar e relatam falta de vacina em UBS

Fotos: Ravi Marques/TVCidadeVerde
O segundo dia de vacinação contra a gripe em Teresina também registrou aglomeração. Na manhã desta terça-feira (24) cerca de 50 idosos se concentraram na Unidade Básica de Saúde Francisco José da Costa, no bairro Planalto Ininga, na zona Leste da capital.
Por volta das 9h30 idosos e seus familiares informaram à TV Cidade Verde que não tinha mais vacina disponível na  UBS. Eles contam que receberam novas senhas e foram orientados a retornar no turno da tarde.
Os idosos utilizam máscaras com medo de contrair o novo coronavírus e lamentam ter que voltar em outro turno para tentar se vacinar contra a gripe. A falta de vacina causou revolta.
“Eles dizem que não tem mais vacina”, conta uma filha que levou o pai idoso para se vacinar.
Em contato com o Cidadeverde.com, a Fundação Municipal de Saúde comunicou que Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto Ininga recebeu demanda de vacinação contra gripe superior à esperada para o dia. "Em razão disso, a Direção acionou a Rede de Frio e, com agilidade, em poucos minutos, o posto foi prontamente reabastecido, de modo que a vacinação já está ocorrendo normalmente", afirma.
No Hospital do Buenos Aires, na zona Norte, também teve aglomeração de idosos, no começo da manhã. De acordo com a auxiliar administrativa, Lérida Raquel Rego, que foi levar o tio de 73 anos para vacinar, os idosos chegaram cedo, mas o posto só abriu depois das 8h. 
“Foi uma bagunça. Chegamos 6h40 e só às 8h20 recebemos a senha 36, que foi o horário que eles começaram a distribuir. Não tinha ninguém informando nada. Quando entramos o ar condicionado ligado, tudo fechado, nada de ambiente arejado eu até disse que era um absurdo aquilo e ainda só uma pessoa atendendo”, destacou a auxiliar administrativa. 
Ela disse que saiu por volta das 9h e ainda estavam distribuindo senhas, mas já tinham acabado as vacinas. “A última senha que vi estava na 87, mas mandando voltarem a tarde. E ainda não era nem dez horas. Não começam cedo, não dão informações, um absurdo”, reclamou Lérida Rego.  
Foto: Lérida Raquel/Enviada ao Cidadeverde.co
Drive Thru
A Fundação Municipal de Saúde (FMS)  começou nesta terça (24) o serviço de “Drive Thru” em Teresina, para aplicação de vacina contra gripe em idosos, dentro dos carros. A iniciativa tem o objetivo de evitar aglomerações nos estabelecimentos de saúde, conduta recomendada pelo Ministério da Saúde no combate ao Coronavírus.
Os pontos de “Drive Thru” ficarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, e estarão localizados nos estacionamentos da Ponte Estaiada, na zona Leste e do Parque da Cidadania, zona Norte de Teresina. “Nestes dois locais, iremos vacinar exclusivamente idosos”, explica o presidente da FMS, Manoel Moura Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário