Rio Poti sobe 2,5 metros em 24 horas e atinge cota de inundação - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de mar. de 2020

Rio Poti sobe 2,5 metros em 24 horas e atinge cota de inundação



O rio Poti em Teresina apresentou uma elevação do nível nas últimas 24 horas, no valor de 2,59 m chegando à cota de 10 m ao meio dia desta terça-feira (17). Os dados são do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que prevê que o rio perca vazão nas próximas horas caso não sejam registradas novas precipitações.

O engenheiro hidrólogo do CPRM, Cláudio Damasceno, explica que o aumento da vazão se deu pelo intenso volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas. 

“Ele vai subir mais uns 10 cm e a previsão é que nas próximas 10 h ele regrida. Se não chover. Se tiver grandes precipitações”, explicou o engenheiro informando que é esperada uma redução do nível para a cota de 9,79 m. “A previsão é que ele suba até 18h e começa a regredir”, explicou. 

Em registro feito pela reportagem do Cidadeverde.com, a água do Rio Poti ameaça invadir o trecho onde está sendo construído um dique às margens da Avenida Via Sul.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
Rio Parnaíba em trecho da Avenida Maranhão, em Teresina.
Rio Parnaíba deve atingir cota de alerta

Nas cidades de Teresina e Timon o nível atual do rio Parnaíba é de 5,38 m, 48 cm acima da cota de atenção (4,90 m), e nas próximas 8 horas tem previsão de oscilar em torno da cota 5,58 cm, portanto 8 cm acima da cota de alerta (5,50 m). 

“Ressaltamos que grande parte da subida do rio Parnaíba é devido ao remanso provocado pelo rio Poti que esteve em franca ascensão nas últimas 16h”, explicou a CPRM em boletim divulgado hoje.
Marathaon diminui mas inundação continua

O rio Marathaoan em Barras continua em processo de recessão, onde o nível continua a diminuir. Na estação de Pedrinhas, estação hidrológica de Barras, foi registrada queda de 16 cm nas últimas 24h e com previsão de atingir a cota em torno de 4,24 m nas próximas 8 h, portanto 4 cm acima da cota de inundação (4,20m).

Foto: Enviada por internauta
Casas próximas a Rio Marathaoan em Barras (PI). Março de 2020.
Rio Longá abaixo da cota de inundação

Em relação ao rio Longá em Esperantina, a cota atual é de 7,11 m, abaixo da cota de inundação 29 cm. O nível reduziu 34 cm nas últimas 24 horas, indicando tendência de continuar a diminuir o nível. A cota esperada para a noite desta terça-feira (17) é de 7,01 m.
Cota de alerta em Luzilândia

Quanto à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,17 m, 17 cm acima da cota de alerta definida, e em processo de elevação do nível devido às chuvas ocorridas na bacia. No município, a cota prevista do Parnaíba para a madrugada desta quarta-feira (18) é em torno de 5,24 m, podendo ficar 24 cm acima da cota de alerta (5,00 m).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI