Sobe para 63 os números de casos suspeitos de coronavírus no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de mar. de 2020

Sobe para 63 os números de casos suspeitos de coronavírus no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou no meio da manhã desta quinta-feira (18/03), um novo boletim sobe os casos relacionados ao novo coronavírus no Estado. Segundo os números, subiu para 63 os casos suspeitos no Piauí, sendo 25 descartados e 88 notificados. Nenhum caso foi confirmado.
A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí anunciou que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) passará a realizar a segunda testagem do novo coronavírus (Covid-19) a partir de hoje (19). O Lacen, atualmente, já é o único de saúde pública do estado responsável pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus).
De acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde todos os estados realizam um primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus. Se o primeiro teste for positivo para um destes vírus, consequentemente temos a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o centro de referência Instituto Adolfo Luz, em São Paulo. Agora este segundo exame poderá ser feito no estado, o que permitirá rapidez no resultado.
Desde o anúncio do Covid-19, a SESAPI vem trabalhando o Plano de Contingência, que está sendo cumprido e tendo suas ações aperfeiçoadas. “Estamos sempre buscando ampliar e melhorar todas ações, dessa forma, estamos buscando ampliar o número de leitos e, agora, implantar a segunda testagem no Piauí para garantir a assistência a população através da nossa Rede de Hospitais estaduais, regionais e dos hospitais de referência. Iremos também continuar divulgando o boletim diariamente, sempre as 10h, além de realizarmos reuniões com os representantes do Comitê de Operação de Emergência, (COE), deixando claro para a população todas as ações da secretaria”, conclui o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário