Vacinação: FMS usa escolas como apoio para evitar aglomerações em UBS's - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de mar. de 2020

Vacinação: FMS usa escolas como apoio para evitar aglomerações em UBS's

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa hoje (23) em todo o país em meio a uma pandemia de Covid-19 (Novo Coronavírus). Embora o maior apelo das autoridades seja justamente para evitar aglomerações, é de extrema importância que o público alvo compareça aos postos para receber a imunização de modo a evitar a ocorrência de outras doenças e eventuais complicações em um caso de infecção pela Covid-19.
Esta primeira etapa da vacinação é voltada justamente para os idosos (grupo de risco para o Novo Coronavírus) e profissionais da saúde. No entanto, para evitar a formação de aglomerações e as filas, os órgãos competentes estão tomando algumas medidas. Aqui em Teresina, por exemplo, a Fundação Municipal de Saúde está utilizando as escolas do município que ficam ao lado das Unidades Básicas de Saúde (UBS) como ponto de apoio para a vacinação.
Para que não se formem grandes filas nas portas das unidades, também estão sendo distribuídas senhas de atendimento de modo que a pessoa só precisa se aproximar quando seu número for chamado. 

Vacinação: FMS usa escolas como apoio para evitar aglomerações em UBS's - Foto: O Dia
No entanto, mesmo com todas as medidas e recomendações, já há formação de filas e aglomerações em alguns pontos da cidade. Segundo denúncia recebida pelo Portal O Dia, por volta das 9h30min desta segunda-feira (23), havia cerca de 300 pessoas aguardando o posto de saúde próximo à Igreja Santa Teresinha, no Dirceu II, abrir.
Quem também denunciou a situação foi a vice-presidente da OAB-PI, a advogada Alynne Patrício. Por meio de suas redes sociais, ela compartilhou uma imagem de aglomeração de pessoas na porta da UBS do bairro São João, na zona Leste de Teresina. Na sua postagem ela compartilhou críticas à distribuição de senhas à população justificando que mesmo com esse sistema, as filas não se dissolveram.
Procurada, a FMS reiterou que não precisa correria aos pontos de saúde para receber a vacina. O diretor de Atenção Básica da Fundação lembra que esta é apenas a primeira etapa da campanha com duração até o próximo dia 15 de abril . A campanha inteira só terminará no dia 22 de maio.
“Todas as salas de vacina, as 91 das zonas urbana e rural, e mais o Centro Integrado Lineu Araújo, estarão abertas para atender esta demanda. Mas além disso, pedimos a atenção para quem está gripado ou com febre que só procure um estabelecimento quando já estiver melhor”, diz Kledson Batista.
Vale lembrar que por conta de todas as medidas adotadas, a vacinação não será ofertada em hospitais, limitando-se apenas às UBS’s e ao Lineu Araújo. A FMS informou que está monitorando todos os postos de vacinação e orientando em relação às medidas de segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário