Governador diz que pico da Covid-19 começa no fim de abril e início de maio - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de abr. de 2020

Governador diz que pico da Covid-19 começa no fim de abril e início de maio


O ao vivo começa nos 34 minutos do vídeo.
Em entrevista ao vivo pelas redes sociais com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que o perigo na Covid-19 no Piauí começa no final deste mês de maio. Na manhã desta segunda-feira (13), o governador visitou dois hospitais de campanha que são montados na capital e chegou a afirmar que já há casos confirmados da doença no Sul do estado.
O governador voltou a alertar para o crescimento vertiginoso de pacientes com síndrome respiratória na demanda por terapia intensiva.
“A gente avalia que vamos ter um momento de grande desafio, de grande perigo, no final de abril, começo de maio. Se continuar crescendo 200% a cada 10 dias nós podemos precisar de 300 leitos, pode ser menos pode ser mais. Mas quantos leitos nós teremos desocupados?”, questiona.
Wellington Dias reafirma que o poder público está ampliando o número de leitos para não deixar de atender pacientes graves como ocorreu em países como a Itália e Espanha.
“Chegar 100 pessoas, só tem vaga para 40. Ou seja, 60 vão morrer. É isso que nós não queremos que aconteça aqui no estado do Piauí”, disse. 
Foto: Reprodução Youtube
A previsão de picos para o mês de maio também é alertada pelo prefeito de Teresina.
“Dados limitados que nós temos hoje, os técnicos especialmente especialistas, especialmente da Universidade Federal, dizem que o pico em Teresina será no dia 15 de maio e a faixa de descontrole já no finalzinho de abril, início de maio”, disse. 
Segundo Firmino, os próximos dias serão essenciais para o combate da doença. “Nossa porta de oportunidade para nos preparar para a chegada dessa praga que nós não queremos, mas temos que estar preparados. Cada dia, cada semana é valiosa”, afirmou.
Fim do isolamento
Ao ser questionado sobre o fim do isolamento, o governador Wellington Dias voltou a citar a previsão de pico para o dia 15 de maio e que só a partir desta data haverá a possibilidade se ter uma melhor noção da situação da Covid-19 no estado.
“Vamos fazer isso integrando setor público, setor privado, iniciativa pública, iniciativa privada. Vamos fazer isso seguindo a ciência”, disse Wellington que voltou a dizer que a legislação permite a aplicação da lei de isolamento. 
“Aqui no Piauí a regra é salvar vidas. Só funciona com o isolamento social”, afirmou
Queda no percentual de isolamento
Firmino Filho lamentou a queda na adesão do isolamento na última semana. De acordo com o prefeito, nesse domingo (12) houve uma queda expressiva no recolhimento domiciliar. 
A prefeitura enviará para a Alepi um projeto de lei que antecipa o feriado do dia 16 de agosto para esta sexta-feira, no dia 17 de abril. O objetivo é reduzir o número de dias úteis e diminuir a circulação de pessoas nas ruas.
“Essas medidas não só vão ajudar na saúde como um equilíbrio econômico. Aquilo que é bom para a saúde vai servir também para a economia”, explicou Firmino.
Testes retidos nos EUA
Wellington Dias informou que o Piauí adquiriu 10 mil testes e 80 respiradores mas que os insumos foram retidos nos Estados Unidos. Outra remessa está sendo comprada por outro fornecedor e deve chegar ao estado.
Mapeamento dos casos
O governador também anunciou que cerca de 18 mil testes serão distribuídos para os 224 municípios. O objetivo é elaborar um mapa de casos e identificar regiões com maior incidência.
O prefeito Firmino Filho também anunciou na live que a prefeitura irá traçar um percentual de pessoas infectadas em Teresina para esta semana. O índice servirá de comparativos para os próximos dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário