MP recomenda que cemitérios do Piauí funcionem 24 horas por dia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de abr. de 2020

MP recomenda que cemitérios do Piauí funcionem 24 horas por dia

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma recomendação para que cemitérios do Piauí funcionem 24 horas por dia, em escala de plantão, para atender sepultamento de pessoas vítimas da covid-19. A medida, segundo o MP, é para garantir o serviço em qualquer dia e horário. Veja a recomendação
O documento recomenda ainda que os serviços funerários que, porventura, estejam funcionando até às 16h no estado, voltem a operar 24 horas evitando o "represamento" de corpos nas unidades de saúde, já que algumas não possuem câmara mortuária refrigerada para acondicioná-los.
Ainda de acordo com o MP, para que os serviços sejam realizados, os gestores e empresas envolvidas terão que seguir normas como disponibilizar álcool em gel 70%, água, sabão e papel toalha para higienização das mãos de todos os frequentadores do ambiente, além de equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de produtos ou serviços, ou colocados à disposição do consumidor, e informar, de maneira ostensiva e adequada, quando for o caso, sobre o risco de contaminação.
As cerimônias de sepultamento não devem contar com aglomerado de pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social, seguindo as normas de segurança.
O transporte de corpos, velórios e sepultamentos devem seguir rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias. Já os profissionais que atuam no transporte, guarda e alocação de corpos em caixões também devem adotar as medidas de precaução, conforme normas de segurança para evitar o contágio, até o fechamento do caixão.
O MP deu 24 horas para que os órgãos se manifestem sobre a recomendação, que foi assinada por promotores integrantes do Centro de Apoio de Defesa da Saúde Pública, da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário