Oftalmologista indica face shield para conter pandemia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de mai. de 2020

Oftalmologista indica face shield para conter pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus e a ascensão da covid-19 em todo o Brasil, os oftalmologistas indicam mais cuidados com os olhos. É que o uso da máscara protege apenas a região do nariz e boca, enquanto que o face shield, Equipamento de Proteção Individual (EPI) que vem se popularizando, protege também a mucosa dos olhos.
As face shields devem ser usadas em combinação com a máscara, que não deve ser excluída apenas com o uso da face shield. “É preciso usar de forma combinada, fazendo uma proteção mais completa para o rosto. Os olhos, nariz, boca e ouvidos podem ser vias de entrada para o novo vírus. Então a recomendação é usar os dois: o face shield, que evita o contato dos dedos com os olhos, e a máscara, que embora não proteja os olhos, é uma proteção necessária para a boca e nariz. Inclusive, vale ressaltar que a máscara deve encobrir o nariz, sempre. Muita gente usa só na boca, ou ainda no pescoço”, aponta Walda Eulálio Santos, médica oftalmologista com especialidade em cirurgia de retina.
Médica usando face shield para atendimento. Crédito: Divulgação.
No entanto, para o uso seguro do face shield são necessárias algumas precauções. A primeira é se o material utilizado para a camada de proteção, que deve ser equipada de proteção UV. “Lentes de plástico podem ser prejudiciais aos olhos, principalmente em lugares com luzes forte ou quando há exposição solar. Os trabalhadores de serviços essenciais, por exemplo, devem utilizar o EPI, mas tomando esse cuidado para não prejudicar a retina”, indica a médica.
Walda orienta também quanto à higiene do EPI. “O face shield é lavável, e a higienização deve ser feito a cada uso. O mesmo vale para a máscara reutilizável, as de tecido. Em caso de máscara descartável, há um tempo de vida útil para cada fabricante, que geralmente é de algumas horas, sendo necessária a troca. As máscaras descartáveis devem ser priorizadas para os profissionais de saúde”, acrescenta.
Os face shields podem ser feitos em casa através de tutoriais na internet. No entanto, modelos industrializados terminam sendo mais saudáveis por terem mais chances de conter a proteção solar adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário