Médico alerta que “automedicação pode levar até a morte - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de jul. de 2020

Médico alerta que “automedicação pode levar até a morte

Foto: Roberta Aline


A automedicação é definida pelo uso indiscriminado de remédios sem uma prescrição de um profissional de saúde. Esse tipo de atitude pode trazer muitos riscos à saúde, inclusive a morte. De acordo com o clínico geral, Victor Emmanuel Ferreira, é muito comum a utilização de medicamentos por indicação de um amigo ou familiar que tenha se dado bem com a medicação, porém existem muitos perigos ocultos por trás dos medicamentos.

“A automedicação pode trazer vários transtornos à saúde,  tais como: agravamento de sintomas por medicação errada ou dose incorreta,  distúrbios gastrointestinais,  resistência bacteriana no uso indiscriminado dos antibióticos, lesão hepática e renal devido ao uso abusivo de anti-inflamatórios, a dependência causada pelos psicofármacos (ansiolíticos,  antidepressivos, antipsicóticos etc), interação entre medicamentos, o perigo por trás dos Inibidores da Bomba de Prótons (omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol etc), risco de reações alérgicas graves e até a morte”, alertou o médico.

A comodidade, a disponibilidade e a grande facilidade de comercialização de remédios têm contribuído muito para a prática da automedicação. “Por conta da grande quantidade de informações médicas disponíveis na internet, as pessoas se sentem encorajadas a comprar medicamentos sem prescrição médica em sites, blogs e redes sociais. Porém a recomendação é sempre buscar por auxílio de um profissional da área da saúde para esclarecimentos sobre sintomatologia e ou doenças, para que seja conduzida uma investigação adequada e prescrição de medicamentos com  a devida indicação e correta orientação psicológica”, explicou Victor Ferreira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário