As organizações que integram a Frente Piauí Popular e a Frente Povo Sem Medo irão ingressar na quarta-feira, dia 8 de julho, com ação civul pública para evitar que o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), reabram as atividades comerciais.
O sociólogo Marcelino Fonteles repassou a decisão ao blog. Em manifesto, as entidades manifestam "a sua enorme preocupação com a possibilidade de liberação do comércio no Piauí, que poderá ocasionar em um verdadeiro caos sanitário em nosso Estado".
"Estamos vivendo uma tragédia, como podemos pensar em abrir o comércio e os serviços agora, sabendo que essa tragédia só vai aumentar e o sistema de saúde não suportará? Vamos permitir que centenas de pessoas morram por falta de qualquer assistência hospitalar? É essa a decisão dos poderes públicos Estadual e municipais?", questionam.

A Frente Piauí Popular e Povo Sem Medo exigem que os governos estadual e municipais suspendam qualquer plano de retomada dos setores econômicos no Estado até que os riscos de contágio do coronavírus diminuam significativamente. "A vida deve estar acima do lucro", diz a nota.