Prefeitura de Timon decide não seguir Teresina em locdown no fim de semana - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de jul. de 2020

Prefeitura de Timon decide não seguir Teresina em locdown no fim de semana

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Prefeitura de Timon decidiu não acompanhar Teresina e a

A decisão saiu em uma reunião realizada pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia nesta quarta-feira(29), que considerou levantamento criterioso da atual situação epidemiológica do município, em relação à pandemia da Covid-19. No entanto, a Ponte Metálica será fechada e as outras terão barreiras sanitárias.

De acordo com a Prefeitura, a decisão se baseia na taxa de transmissão do vírus (R0/Rt) que caiu para 0,74 na 30ª semana epidemiológica no município maranhense.

“Em casos assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda iniciar a flexibilização de atividades econômicas, quando o Rt fica abaixo de um. O estudo está sendo feito por profissionais contratados pela prefeitura para avaliar 12 semanas epidemiológicas”, argumenta a gestão municipal.

Eles também levaram em conta a quantidade de pessoas que está buscando os serviços de saúde nas UBSs. Com base em relatórios, o número de atendimento diário caiu de 600 para cerca de 350.

 “Podemos destacar ainda entre os fatores, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, que nesse momento está inferior a 50%." Reforça Jeferson Veras, secretário de planejamento.

Sobre o isolamento social, também se concluiu que a média em dias úteis da semana passada, era de 42%. Da última segunda-feira até o momento, o índice de redução registrado foi de apenas 1%.

 "Isso nos faz compreender que as pessoas que estavam saindo, ou permanecendo em casa, continuam seguindo a mesma rotina. As coisas estão estabilizando e isso é muito animador. O que não quer dizer que devemos relaxar nos cuidados", enfatiza Vitor Hugo, secretário de parcerias e investimentos.

O secretário de Administração, João Batista, destaca ainda que as taxas estão melhores que Teresina e afirma que o comércio precisa se manter funcionando, com as medidas adotadas.  

"Estamos com taxas favoráveis em relação à cidade de Teresina. E isso nos exige manter todos os cuidados de higienização, com medidas preventivas e protetivas já implantadas, inclusive com as atividades comerciais permitidas em funcionamento. Será um termômetro para sabermos de fato qual é o impacto real dessa reabertura comercial na pandemia”, explica João Batista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário