Síndrome rara associada à Covid pode afetar crianças e adolescentes - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de ago. de 2020

Síndrome rara associada à Covid pode afetar crianças e adolescentes

Médicos da Europa e dos Estados Unidos têm relatado casos de complicações decorrentes da Covid-19 em crianças e adolescentes.

Síndrome rara associada à Covid pode afetar criança e adolescente

 Em um percentual da população infectada pelo novo coronavírus nessa faixa etária foi diagnosticado o surgimento de uma síndrome rara que provoca inflamação multissistêmica. Até então, a preocupação com a Covid-19 era voltada, prioritariamente, à população idosa – considerada grupo de risco. As crianças sempre foram vistas como um grupo em que as consequências da doença seriam praticamente inexistentes. E em boa parte delas é exatamente isso que acontece.

Mas a Sociedade de Pediatria do Reino Unido, assim como médicos brasileiros, passaram a chamar atenção para uma nova manifestação que pode ser grave e até mesmo fatal em crianças e adolescentes que foram infectados pelo novo coronavírus. É a Síndrome de Kawasaki, que pode se apresentar sob a forma de febre alta e persistente, conjuntivite, edema de mãos e de pés, dor abdominal, vômitos e diarreia. Em alguns casos, os pacientes também precisam de ventilação mecânica.

Em casos mais raros, é possível evoluir para o Acidente Vascular Cerebral, após arritmia com choque refratário. Depois do alerta inicial do Reino Unido, outros países como Espanha, França e Estados Unidos passaram a reportar casos semelhantes. O mesmo ocorreu no Brasil. A Covid-19 ainda é uma doença nova e desconhecida. A cada dia a ciência descobre novas manifestações associadas a ela. Portanto, até termos total domínio sobre esse vírus e suas consequências, o melhor a fazer é guardar o distanciamento social e, quando isso não for possível, fazer uso das máscaras de proteção social. Não esquecendo que os cuidados valem para crianças, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário