Busca por ajuda médica entre pessoas com sintomas da Covid-19 reduz no Piauí, diz IBGE - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de out. de 2020

Busca por ajuda médica entre pessoas com sintomas da Covid-19 reduz no Piauí, diz IBGE

 Foto: Zanone Fraissat/Folhapress?

No mês de setembro, seis em cada dez pessoas que moram no Piauí relataram que não procuraram atendimento em estabelecimento de saúde ao sentir sintomas semelhantes ao da Covid-19. Os dados são da PNAD Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE esclarece que “a pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas. São considerados como sintomas conjugados da Covid-19 para a pesquisa: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito”.

De acordo com a pesquisa, “em setembro, seis em cada dez pessoas do Piauí (60,6%) que relataram ter sintomas conjugados relacionados à síndrome gripal da Covid-19 não procuraram atendimento em estabelecimento de saúde”.

“Em agosto, o percentual havia sido de 29,1%, o que indica um aumento de 108% daqueles com sintomas conjugados relacionados à Covid-19 que não procuraram atendimento”, diz a pesquisa.

Por outro lado, “houve redução no percentual de pessoas que relataram ter tido sintomas conjugados da Covid-19 em setembro. Em agosto, o indicador era de 0,7% da população piauiense, que caiu para 0,2% em setembro. Em números absolutos, significa que 22 mil pessoas haviam relatado a situação em agosto, passando a apenas 7 mil em setembro”.

O IBGE também constatou redução “na quantidade daqueles que relataram ter tido algum dos sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral. Era 4% da população piauiense em agosto, que caiu para 3% em setembro. Isso significa que, de 131 mil pessoas em agosto, o número passou a 98 mil em setembro”.

Para a pesquisa, o IBGE destaca que são “12 os sintomas relacionados a síndromes gripais em geral: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular”. 

“Das pessoas com sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral, sete em cada dez (73,6%) não procuraram estabelecimento de saúde em setembro, percentual que permaneceu estatisticamente estável com relação ao que foi verificado em agosto”, concluiu a pesquisa.

Distanciamento Social 

A pesquisa também aponta que “em setembro, o Piauí teve queda nos percentuais de pessoas que afirmaram estar rigorosamente isoladas e daquelas que só saíram de casa por necessidades básicas. Em contrapartida, houve aumento na proporção de pessoas que informaram terem diminuído o contato, mas que continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas”. 

“Cerca de 31,1% da população piauiense estava rigorosamente isolada em julho, percentual que caiu para 28% em agosto e chegou ao menor patamar em setembro, com 24,6%. Já o percentual de pessoas que ficaram em casa e só saíram por necessidades básicas era 46,5% em julho, passando a 43,7% em agosto e chegando a apenas 39,4% em setembro”. 

Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário