Municípios com aumento de casos da covid-19 não vão retornar com aulas presenciais, alerta Seduc - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de out. de 2020

Municípios com aumento de casos da covid-19 não vão retornar com aulas presenciais, alerta Seduc

 Foto: Divulgação/ Seduc 

Atualizada às 12h10

A Secretaria Estadual de Educação informou nesta segunda-feira (19) que escolas da região de São Raimundo Nonato não irão retornar, por enquanto, devido o aumento de casos da Covid-19. A justiça eleitoral suspendeu a campanha eleitoral em nove cidades daquele região e, ontem, 100% das vagas de UTIs do hospital que atende os municípios estão ocupadas. 

A Seduc informou ainda que cerca de 200 escolas - das 400 que ofertam o 3º ano do Ensino Médio -  vão apresentar o plano para o retorno das aulas. As regiões com aumento de casos só voltam as aulas presenciais quando houver segurança.

Atualizada às 11h

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio e das turmas Pré-Enem da rede estadual de ensino devem começar a voltar à sala de aula apenas amanhã (20). O retorno que aconteceria nesta segunda (19), pelo cronograma divulgado pela Seduc,  foi adiado por conta do ponto facultativo decretado pelo governo do Estado, em alusão ao Dia do Piauí.  

O retomada das atividades é facultativa para as escolas, que devem apresentar um plano de retomada que seja compatível com os protocolos sanitários estabelecidos pela Seduc para o retorno. 

Apesar de já ter início amanhã, a Seduc não sabe informar quantas escolas já apresentaram o plano para a retomada. De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, o levantamento do número ainda está sendo realizado. 

Ao todo, o retorno deve atingir cerca de 40 mil alunos, entre turmas do 3º ano e pré Enem, mas o número que efetivamente retorna só pode ser calculado após todas as escolas enviarem o plano de retomada. 

O secretário de Educação, Ellen Gera, afirma que o retorno  deve acontecer de forma gradativa, respeitando o que determina o Comitê de Operações Emergenciais(COE) e as autoridades de saúde. 

"Será um movimento gradativo, cada escola da rede estadual preparou um plano de retomada, indicando suas possibilidades e também a intenção do estudante de retomar. Nesse primeiro momento, o retorno presencial é opcional para o estudante, que pode escolher ficar no modelo remoto, no modelo não presencial. Porém, para aqueles estudantes que desejarem, vamos ter a oportunidade de reforçar o aprendizado", destaca. 

Ainda de acordo com o Secretário, o foco da retomada será a preparação dos estudantes que participarão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) marcadas para o próximo mês de janeiro. 

"A nossa grande intenção neste momento é criar um maior vínculo entre o estudante e a escola e também preparar o estudante que fará o Enem em janeiro de 2021, com esse retorno entro da escola", afirma. 

No início do processo de retomada, as escolas da rede estadual adotarão o modelo hibrido, com aulas presenciais e retomadas acontecendo de forma simultânea. 

Foto: Divulgação/Seduc 

Entre as adaptações realizadas nos ambientes escolares, está o distanciamento entre os alunos nas salas de aula e nos espaços comuns. Equipamentos de proteção, como dispensadores de álcool em gel e pias também devem ser instaladas ao longo dos ambientes. 

Na rede estadual, as aulas presenciais estão suspensas desde a segunda quinzena de março, início da pandemia da Covid-19. 

Foto: Divulgação/Seduc 


Escolas particulares

As escolas da rede particular de ensino retomaram nesta segunda-feira(19) as atividades presenciais. De acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe), Marcelo Siqueira, a maioria das escolas realizou a testagem de professores e auxiliares, exigida no acordo que possibilitou a retomada. 

"Muitas escolas já voltaram hoje, a maioria. Ao longo da semana, outras escolas vão retornar gradativamente", explicou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI