Nobel de Medicina vai para os descobridores do vírus da hepatite C - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

5 de out. de 2020

Nobel de Medicina vai para os descobridores do vírus da hepatite C


Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Medicina, anunciou a Academia Sueca nesta segunda-feira (5), pela descoberta do vírus da hepatite C. Os vencedores dividirão o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).


Os estudos do americano Harvey J. Alter de hepatite associada a transfusões de sangue demonstraram que um vírus desconhecido era uma causa comum de hepatite crônica.

Michael Houghton, britânico usou uma estratégia não testada para isolar o genoma do novo vírus, batizado de de vírus da hepatite C.



Charles M. Rice, americano, forneceu a evidência final mostrando que o vírus da hepatite C podia, sozinho, causar a doença.

O secretário do comitê do Nobel, Thomas Perlmann, disse que conseguiu falar com dois dos vencedores: Harvey Alter e Charles M. Rice, e que ambos ficaram "muito animados".

Antes do trabalho dos três cientistas, considerou o comitê, as descobertas dos vírus da hepatite A e B foram passos essenciais, mas a maioria dos casos de hepatite transmitidos pelo sangue permaneciam sem explicação. A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas.


Segundo o comitê do Nobel, mais de 70 milhões de casos de hepatite C são diagnosticados todos os anos, causando 400 mil mortes anuais. A hepatite C, assim como a B, é uma das causas de inflamação de longo prazo do fígado, podendo levar a câncer, e é um dos principais motivos para transplante do órgão.

A láurea em Medicina é sempre a primeira a ser anunciada. Os prêmios em Física, Química, Literatura e Paz serão entregues ao longo da semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (12). Veja o cronograma:

Medicina: segunda-feira, 5 de outubro


Física: terça-feira, 6 de outubro

Química: quarta-feira, 7 de outubro

Literatura: quinta-feira, 8 de outubro

Paz: sexta-feira, 9 de outubro

Economia: segunda-feira, 12 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário