PF investiga contratação de disparo de Whatsapp com fins eleitorais no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de out. de 2020

PF investiga contratação de disparo de Whatsapp com fins eleitorais no Piauí

 Foto: Divulgação/PF


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira(16) a operação "Fake SMS". A ação tem como objetivo investigar a contratação de serviços de disparo automático de mensagens via Whatsapp, para fins eleitorais, pelo Governo do Estado do Piauí. 

Ao todo, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, autorizados pela 98ª Zona Eleitoral, em Teresina. De acordo com a PF, foram apreendidos documentos, celulares e mídias de armazenamento. 

Foto: Divulgação/PF

O material apreendido será analisado pela Polícia Federal, com o objetivo de comprovar se o serviço contratado era utilizado com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação, o que constitui crime eleitoral.

O nome da operação faz referência ao uso de serviço de mensagens (WhatsApp) para suposta propagação de Fake News.

Governo do estado divulgou nota. Veja na íntegra:

O Governo do Estado do Piauí informa que não foi notificado e de nenhuma forma acionado a respeito da operação “Fake SMS”. Esclarece que não tem contrato com nenhuma empresa para o envio de mensagens em massa e nem tem responsabilidade sobre contratos feitos por quaisquer candidatos para fins eleitorais. Estranha ainda que o Governo do Estado seja citado em uma operação em que o material apreendido ainda será periciado, apontando o Governo como possível culpado em uma investigação que ainda será iniciada. 

Destaca que, caso haja responsabilidade de algum agente público por qualquer ato, todas as providencias serão adotadas imediatamente a fim de punir os responsáveis. Uma vez comprovada que não há nenhuma responsabilidade por parte do Governo, também irá acionar judicialmente, por abuso de autoridade, os responsáveis pela acusação prévia e precipitada da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário