Piauí terá final de semana com "Lei Seca" para reduzir transmissão do coronavírus ASSISTA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de out. de 2020

Piauí terá final de semana com "Lei Seca" para reduzir transmissão do coronavírus ASSISTA

 

O governador Wellington Dias (PT) confirmou que o estado do Piauí terá "Lei Seca" nos dias 23, 24 e 25 de outubro como medida de prevenção ao novo coronavírus. Wellington Dias explica que a medida mais restritiva foi adotada porque a curva de transmissibilidade do novo coronavírus, que estava em queda, voltou a crescer no estado. 

"Estamos adotando novas medidas de restrição que foram aprovadas pelo COE (Centro Operacional de Emergência) na última sexta-feira (16). Vamos ter a 'Lei Seca' na sexta, no sábado e domingo. Lá atrás, uma pessoa com coronavírus estava transmitindo para outras três, era uma 'coisa perigosa'. Com as medidas, a gente conseguiu conter e isso foi descendo, caiu, e a gente chegou a uma pessoa transmitindo para menos da metade, ou seja, era duas pessoas transmitindo para uma. Isso voltou a crescer".

O governador acrescenta que vai tratar decisões com o TRE (Tribunal Regional de Eleitoral) com o amparo nos laudos técnicos do COE Saúde para reforçar a medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus no período eleitoral, "como fazer a campanha como manda a democracia evitando os riscos de crescimento de óbitos e de internações, como já acontece na região de São Raimundo Nonato". 

"Eu sei que não é só a questão das eleições. Tem muita gente sem usar a máscara, muita gente sem obedecer o distanciamento, sem a preocupação da higiene e das mãos. Pessoas que saem e voltam com o coronavírus para casa. A população jovem está morrendo. Nós não queremos perder os seres humanos. Em nome disso, estou adotando medidas combinadas com a área técnica, com a justiça eleitoral,  combinado com os partidos e os candidatos. É preciso evitar as grandes aglomerações, precisamos vê como garantir que os candidatos se apresentem aos eleitores, mas de forma segura cumprindo as regras". 
 
Como as pessoas voltaram a adoecer, a busca por vagas nas unidades de tratamento intensivo e de leitos clínicos também aumentaram, comenta o chefe do executivo estadual. "Também cresceu os óbitos. Nós tínhamos alcançados menos de seis óbitos na média. Saímos de mais ou menos 30 (óbitos) na média diária para seis diárias. É alto, mas é bem mais baixo. Agora, voltamos a ter o crescimento na fase de 10  óbitos por dia".

"É isso que a gente quer conter. Eu tenho alertado. Primeiro: evitar uma propagação perigosa. Já fizemos todo o sacrifício de empresas, de pessoas, do setor público e do setor privado. Não podemos perder o que fizemos. Temos que conter enquanto não sai as vacinas. Garantir uma transição de forma segura. Vamos ter que ter a participação de todos". 

Para o governador, o desrespeito as medidas de prevenção e higiene podem novamente afetar o dia da votação nas eleições municipais. "Pode chegar o dia 15 de novembro, com o indicador muito alto de adoecimento, de problema de internação, problema de óbitos, então muita gente vai deixar de votar. Isso não é bom para a democracia".

"Se a gente fizer a contenção agora. O efeito que a gente fizer nesse final de semana e no próximo terá efeito daqui a 14 a 21 dias, ou seja, nós vamos chegar na eleição em uma situação melhor". 

Foto: Roberta Aline

Vacinação

Wellington Dias ressalta que pretende cumprir agenda em Brasília na terça-feira (20) para reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com a presença dos  governadores das cinco regiões do Brasil, incluindo representantes dos municípios. 

"Queremos sair (dessa reunião) com uma pactuação entre Governo Federal, Estados, Municípios, setor privado, sobre a vacinação (para o novo coronavírus).

O governador cita como possibilidade a ser discutida um cronograma de vacinação por agendamento para evitar aglomerações. 

Hoje, no Dia do Piauí, o governador avalia que o último século foi extraordinário para o estado na questão de desenvolvimento econômico e social.  Para Wellington Dias, os avanços só foram possível com a independência do estado, com destaque para as áreas de Educação e Saúde. 

Parnaíba

Wellington Dias participou da inauguração do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba, que ocorreu nesta segunda-feira (19). 

O Governo do Piauí destaca que o "centro oferecerá serviços na modalidade de reabilitação visual, auditiva, física e intelectual e neste primeiro momento irá tratar pessoas com sequelas da Covid-19". 

O investimento ultrapassou R$ 8 milhões, com recursos do Estado e de emendas da deputada federal Rejane Dias (PT).  O governador cumpriu agenda na região. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário