Teresina volta a registrar aumento no número de roubos de veículos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de out. de 2020

Teresina volta a registrar aumento no número de roubos de veículos

 

 

Com a retomada das atividades econômicas, Teresina voltou a registrar crescimento no número de casos de roubos de veículos. De acordo com dados do núcleo de estatística da Secretaria de Segurança Pública, no último mês de agosto foram roubados 190 veículos, entre carros e motocicletas.  O dado representa uma média de 6 roubos de veículos por dia na capital. 

No mês de julho, de acordo com as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, foram 162 casos de roubos de veículos registrados na capital. 

De acordo com o delegado Everton  Ferrer, titular da Polinter, apesar da tendência de aumento nos últimos meses, com a retomada das atividades econômicas, o número de roubos em 2020 ainda é menor do que o registrado no ano passado. Segundo ele, o índice de veículos recuperados também é considerado positivo. 

"O índice a recuperação de carros, especificamente, em vários meses desse ano supera 80%, chegando a 85%. Na mesma proporção que o carro é roubado, também estamos fazendo esse trabalho de recuperação", ressalta o titular da Polinter. 

Ainda de acordo com o delegado, os roubos de carro em Teresina são realizados, de modo geral, com três finalidades. 

"Às vezes, é em um contexto de roubo a residência, quando os criminosos entram, roubam os pertences e colocam no veículo da família, abandonando esse veículo em algum local da capital. Tem também os que roubam para utilizar o veículo em outros eventos, como homicídios, tráfico de drogas, roubo a bancos e coisas do tipo. Também existem as quadrilhas especializadas, que roubam o carro para poder vender no mercado negro", explica.;  

"O índice de recuperação alto mostra que a maior parte dos veículos roubados em Teresina tem sido utilizados para a prática de outros delitos do que por quadrilhas especializadas. Quando é por essas quadrilhas, a recuperação é mais complicada, porque elas vão adulterar o carro e fazer alterações para conseguir vender no mercado negro", completa Everton Ferrer. 

Orientações

O delegado Everton Ferrer também ressalta que é importante saber como agir ao ser vítima de um roubo de veículo.  

"Na hora que você se torna vítima, a primeira coisa é preservar sua vida e não reagir. Em hipótese alguma se deve arrancar o carro, tentar sair, sob pena do criminoso atirar e ocorrer o pior. O segundo passo é imediatamente ligar para o 190 para alertar as equipes da Polícia Militar que estão na rua e também acionar a Polícia Rodoviária Federal, através do site. Na sequência, registrar o fato na delegacia. É importante fazer tudo isso de maneira rápida", destaca o delegado.

Everton Ferrer também orienta que, ao compartilhar imagens do veículo roubado, é importante não colocar o número de telefone pessoal. "Isso dá margem para golpistas ficarem ligando dizendo que recuperaram o carro e pedirem dinheiro", explica. 

Alguns cuidados também podem ser tomados pelos motoristas para evitar se tornar uma vítima de roubo de veículos. "Sempre tomar cuidado quando estiver chegando e saindo dos locais. No momento em que a gente está desligado é que acontecem algumas situações. A Polícia não está em todos os lugares ao mesmo tempo, mas a gente conta com essa parcela de contribuição das pessoas para evitar que o crime ocorra",destaca o titular da Polinter.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário