Conselhos tutelares já atenderam 1556 violações em dez meses em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de nov. de 2020

Conselhos tutelares já atenderam 1556 violações em dez meses em Teresina

 Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Os Conselhos Tutelares de Teresina registraram de janeiro a outubro, deste ano, 1.556 atendimentos de violação de direitos das crianças e adolescentes. A maior parte foi de negligência com 426 registros e privação de acesso ao serviço público que somou 206 ocorrências. 

Violência física é o terceiro mais atendido com 140 casos, seguida da psicológica com 94 atendimentos e depois o abuso sexual com 88 atendimentos. 

Os números são divulgados nesta quarta-feira(18), data em que é comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar. 

Somente na zona Leste foram 36 atendimentos de abuso sexual e na zona Sul, 35. Nos dois conselhos, os conselheiros informaram que houve um aumento com a pandemia, em relação ao ano passado. E os principais abusadores são familiares próximos e vizinhos. 

Em relação à negligência, principal problema enfrentado pelas crianças e adolescentes dentro da própria casa. O conselheiro Ivan Cabral, do IV Conselho Tutelar (zona Leste), informou que esses casos vão desde a falta de uma vacina no cartão de vacinação, até deixar as crianças com roupas sujas, ou sem comer e/ou beber água por um determinado tempo. 

“As crianças e adolescentes sofrem várias violações dos seus direitos e nosso dever é combater isso e zelar para que isso não continue ocorrendo. Ei me orgulho de ter sido eleito, porque na minha infância eu tive muitas violações, morava em casa de papelão, fui engraxate e já fui acorrentando pelo pé na cadeira para não sair. E naquele tempo não tinha o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e hoje eu me orgulho de estar zelando pelos direitos das crianças e dos adolescentes, porque eu vivenciei e sei o que passei”, revelou o conselheiro tutelar. 

Conselheiro de primeiro mandato, Ivan disse que nestes dez meses duas situações chamaram muito sua atenção: a gravidez de uma adolescente de 12 anos e o resgate de duas crianças às 3 horas da manhã de uma casa em que a mãe estava drogada. 

“Esses dois casos me marcaram. A adolescente dizendo que não queria ser mãe, que só queria estudar e brincar. Já o risco emergencial de duas crianças que foram resgatadas porque estavam sozinhas em casa, enquanto a mãe estava drogada me doeu muito”, relembra Cabral. 

Na zona Leste, a maioria das denúncias são feitas por demanda espontânea, pelas escolas e unidades de saúde. Mas há também reclamações pelo Disque 100 e o Disque Cidadania. 

Os atendimentos realizados pelos Conselhos Tutelares são encaminhados para Centros de referência de Assistência Social, delegacia de polícia, Ministério Público e poder judiciário. 

Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário