Semar: Temperaturas no Piauí devem diminuir entre novembro e Janeiro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de nov. de 2020

Semar: Temperaturas no Piauí devem diminuir entre novembro e Janeiro


A Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou a previsão climática sazonal para o trimestre. Por conta do fenômeno climático conhecido como La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical, de novembro a janeiro haverá manutenção do resfriamento das águas superficiais na região equatorial do Oceano Pacífico.

No Piauí, outubro é caracterizado pela baixa umidade relativa do ar, ausência de chuvas e temperaturas elevadas. Algumas chuvas isoladas em outubro foram dentro do esperado. Há indicativo de média climatológica de chuvas entre novembro e janeiro. Em novembro, a expectativa é de chuvas significativas somente no sul do estado, sendo os maiores acumulados na região sudoeste. Porém, com a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nesta primeira semana do mês, o acumulado superou a média climatológica em vários municípios.



Semar divulgou as expectativas de chuvas para o Piauí (Meio Norte)


No Norte do estado, as chuvas podem acontecer com igual probabilidade – abaixo, dentro e acima – da faixa normal climatológica. A região Centro-norte apresenta previsão de maior probabilidade para ocorrência de chuvas, e estas se classificam dentro da média. No Sudoeste do Piauí, as chuvas podem ocorrer acima da média e, no Sudeste, as chuvas têm maior probabilidade de acontecer com classificação de normal a acima da média.

Estas informações foram disponibilizadas por meio de reunião de análise e previsão climática coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL), em ambiente virtual, e contou com a colaboração dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste (Semar/PI, Funceme, EMPARN/RN, AESA/PB, APAC/PE, SEDURBS/SE e Inema/BA), do Inmet e do CPTEC/Inpe. Desta reunião, também participaram representantes da UFBA e UECE. A previsão foi baseada nos resultados dos modelos disponibilizados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).

Com informações da assessoria de imprensa da Semar

Nenhum comentário:

Postar um comentário