Centro de Controle e Operação do Piauí Conectado será inaugurado nesta segunda - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

5 de dez. de 2020

Centro de Controle e Operação do Piauí Conectado será inaugurado nesta segunda

 Foto: Ccom

Nesta segunda-feira (7), a Piauí Conectado vai inaugurar um espaço inovador com uma das estruturas mais modernas do estado. Localizado no bairro São Pedro, na zonal sul de Teresina, a sede vai abrigar o Centro de Controle e Operação da empresa, ambiente onde todos os serviços de rede do Governo do Estado serão monitorados 24 horas por dia.

De acordo com o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, cerca de 15 milhões de reais foram investidos no espaço, com equipamentos que oferecem os últimos avanços tecnológicos em processamento de dados. “A partir do Centro de Controle, nossa equipe monitora a rede 24 horas por dia, para garantir que ela esteja 100% segura e disponível. Graças a esta grande estrutura de conexão, todos os piauienses serão beneficiados com a ampliação na qualidade dos serviços públicos ofertados em órgãos como escolas, hospitais e delegacias”, afirma.

Com mais de 1500m² de área construída, o novo espaço da Piauí Conectado também abriga o data center Tier III, o mais moderno do estado. Funcionando como o centro nervoso do projeto, a estrutura armazena todos os dados e é responsável por transmitir toda a comunicação de rede e internet para a Administração Pública estadual.

“O data center de nível Tier III foi projetado para trabalhar de forma ininterrupta, com infraestrutura redundante, garantindo alta disponibilidade e oferecendo assim mais segurança para toda a rede do Governo”, informa o diretor de Operações da Piauí Conectado Leonardo Chagas.

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Para a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o trabalho desenvolvido no Centro de Operação vai refletir no serviço prestado ao cidadão piauiense. “Estamos falando de uma rede que terá 5 mil quilômetros de extensão, com 1.500 pontos de acesso à Internet espalhados pelo estado e que, de algum lugar, precisam ser acompanhados. Este Centro de Controle vai garantir que não haja interrupção do serviço, para que a gente tenha disponibilidade de internet com velocidade adequada no Piauí”, pontua Viviane.

O projeto Piauí Conectado consiste na implantação de uma rede de fibra óptica segura e com alta capacidade de transmissão, trazendo mais economia para o Estado e benefícios para milhões de piauienses. “Quem ganha com a execução deste projeto é o Piauí. Estamos oferecendo conexão de internet de qualidade que contribui amplamente para o desenvolvimento do nosso estado. Em breve, seremos referência em conectividade no país”, destaca o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI), Antônio Torres.

Escritório inteligente

A nova sede da Piauí Conectado respira tecnologia. Os acessos aos espaços principais são controlados por leitoras de reconhecimento facial, com propriedades que, além de identificar os usuários, também avaliam o uso de máscara e medem a temperatura, atendendo assim aos protocolos de saúde.

Trazendo maior praticidade, o prédio conta ainda com um sistema de automação para iluminação e ar-condicionado com diversas formas de interação, como o controle por smarthphone e comando por voz através da Alexa, câmeras inteligentes, lousas digitais touch screen e equipamentos de videoconferência.

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário