Covid: municípios do Piauí são orientados a fazer lista com grupo de risco a ser vacinado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de dez. de 2020

Covid: municípios do Piauí são orientados a fazer lista com grupo de risco a ser vacinado

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) traça estratégias para a vacinação contra a covid-19 nos municípios do interior do Piauí. As doses estão previstas para serem enviadas ao estado em 21 de janeiro. Leopoldina Cipriano, vice-presidente do Conselho, destaca que a mudança de secretariado devido às eleições municipais é preocupante, mas que solicitou aos novos prefeitos para que não haja grandes alterações na pasta da saúde dos municípios no início do ano.

"Elaboramos um documento juntamente com o COE solicitando aos novos prefeitos para que em janeiro não haja grandes mudanças nas salas de vacina e nem nas vigilâncias sanitárias para que as pessoas que estão trabalhando dentro desses setores estejam se organizando, fazendo o chek list com nomes dos usuários do grupo de risco para que tão logo a vacina seja disponilizada, nós estejamos iniciando dentro dos municípios, pelo menos com os grupos prioritários, a princípio os profissionais de saúde", explica Cipriano. 

Ela ressalta que as pessoas que, primeiro serão vacinadas, vão constar em uma lista nominal  mapeadas por agentes comunitários de saúde. 

"Alinhamos com o Governo do Estado para distribuir seringas e agulhas, com o Governo Federal que também vai disponibilizar seringa e agulha. Então, o município terá que estar com sala de vacina preparada, lista com nomes dos usuários dos grupos prioritários e pessoal qualificado", acrescenta Leopoldina Cipriano, vice-presidente Leopoldina Cipriano. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário