Em reunião tensa, ministro diz que qualquer vacina levará 60 dias para aprovação - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de dez. de 2020

Em reunião tensa, ministro diz que qualquer vacina levará 60 dias para aprovação

 Foto: Aurélio Pereira/MS

Em reunião tensa com direito a bate-boca, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu nesta terça-feira (8), aos governadores que o Ministério irá adquirir todas as vacinas contra a Covid-19 que forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Pazuello porém admitiu que qualquer vacina precisa de pelo menos 60 dias para aprovação. 

“A Anvisa vai precisar de um tempo cumprindo essa missão. O registro gira em torno de 60 dias. Se tudo estiver redondo, teremos o registro efetivo da AstraZeneca no final de fevereiro, dando início à vacinação”, explicou o ministro. A intenção de compra é de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer/Biontech”, disse o ministro.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) comandou a reunião. Ele afirmou que alguns pontos tiveram avanços como a garantia do Ministério da Saúde de realizar um plano nacional de vacinação com a compra de múltiplas vacinas. 

“É o que avançamos, as vacinas autorizadas por um processo interno direto da Anvisa e também com vacinas que sejam autorizadas  em outros países, conforme a lei aprovada pelo Congresso Nacional, ou seja, uma vacina reconhecida por agências da comunidade europeia, a vacina do FDA, temos informação agora que deve ser validado pela Pfzier, ou de outras agência terão processo célere 72 horas após a validação da Anvisa”, disse o governador. 

“O PNI é nacional. Não pode ser paralelo. A gente tem que falar a mesma linguagem. Nós só temos um inimigo: o vírus. Temos que nos unir”, disse o ministro

O ministro citou os acordos já feitos pelo Governo Federal com o laboratório AstraZeneca (260 milhões de doses e insumos para fabricação) e a entrada no consórcio Covax Facility (42 milhões de doses): “O SUS já tem capacidade de 300 milhões de doses para 2021”, disse.

O ministro disse que está aguardando a validação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a imunização de todos os brasileiros e brasileiras. Enquanto isso, Pazuello afirmou aos governadores que o Ministério da Saúde já elaborou a logística de distribuição nacional das vacinas, que será apresentada em breve.

“Todas as vacinas que tiverem sua eficácia e registros da maneira correta na Anvisa, se houver necessidade, vão ser adquiridas. O presidente Jair Bolsonaro já deixou isso de forma clara”, disse.

“É muito importante que se sigam todos os passos. Quando falamos de saúde, não podemos abrir mão de eficácia, segurança e responsabilidade. Quando nós colocarmos uma vacina, seremos nós os responsáveis”, explanou ainda Pazuello aos governadores.

Na reunião, também foram destacadas as tratativas do Ministério da Saúde com o laboratório Pfizer e com o Instituto Butantan, além dos prazos para o início da campanha de vacinação no Brasil conduzida pelo PNI, que será dividida em quatro fases. Pazuello destacou que 15 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca - das 100 milhões acordadas - já começam a chegar em janeiro de 2021.

Pazuello pediu a união dos governadores e garantiu que o Ministério da Saúde está empenhado também na aquisição de seringas, agulhas e no reforço da rede de frios das salas de imunização.

“Nós vamos vacinar todo mundo na maior velocidade possível”, concluiu.


Da Redação (com informações do Ministério da Saúde)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário