Marta Suplicy aceita cargo de secretária de Relações Internacionais na gestão Covas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de dez. de 2020

Marta Suplicy aceita cargo de secretária de Relações Internacionais na gestão Covas

 Foto: Reprodução/Instagram - Bruno Covas 

A ex-prefeita e ex-senadora Marta Suplicy (sem partido) vai assumir a Secretaria das Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo na próxima gestão de Bruno Covas (PSDB), para quem fez campanha na eleição deste ano.

A pasta é responsável por articular o diálogo institucional da capital com governos estrangeiros. Em nota, Marta classificou Covas como um político "jovem, que pensa grande e é extremamente hábil" e afirmou estar honrada com o convite, que recebeu como "grande honra e com muito entusiasmo".

"Criei esta secretaria quando prefeita e ela tornou-se um dos polos de maior sucesso do nosso governo. Conseguimos avançar com São Paulo destacando-se como palco de importantes eventos mundiais", disse. "Sempre acreditei no instrumento do soft power, nas relações entre países e nos intercâmbios de todo tipo."

A ex-prefeita, que ficou por 33 anos no PT, havia anunciado em 2018 a sua aposentadoria com o argumento de que a relação de grande parte das legendas com o Executivo se dava na base do "toma lá dá cá numa afronta a todos os padrões de dignidade e honradez".

Ela foi ministra do Turismo no governo Lula e comandou a prefeitura da capital paulista entre 2001 e 2005. Em 2016, disputou a prefeitura pelo MDB, mas perdeu para João Doria (PSDB).

Em abril deste ano, filiou-se ao Solidariedade, comandado por Paulinho da Força. Mas deixou o partido quando a legenda decidiu apoiar a candidatura de Márcio França (PSB) à prefeitura enquanto Marta anunciava apoio à reeleição de Covas.

A sigla não havia conseguido convencê-la a lançar uma candidatura própria e nem emplacá-la como vice de Covas, o que foi rejeitado pela campanha tucana com receio de afastar o eleitorado mais conservador.

Antes de apoiar Covas, Marta chegou a manter conversas para ocupar o posto de vice de uma eventual chapa encabeçada pelo petista Fernando Haddad, e também dialogou com França.

Com a confirmação, a gestão municipal terá dois sobrenomes da polarização política entre PT e PSDB: Suplicy, que Marta manteve do ex-marido, o vereador Eduardo Suplicy (ainda no partido e parlamentar mais votado do país este ano), e Covas, que o prefeito herdou do avô, ex-governador Mário Covas, um tucano histórico.

A ex-prefeita fez campanha para Covas dentro de uma espécie de "Martamóvel". Aos 75 anos, ela é do grupo de risco para a Covid-19 e recebeu do partido um pequeno caminhão com paredes de acrílico para poder acompanhar o candidato na periferia, onde sua popularidade ainda é alta.

Como secretária, Marta afirmou que terá entre suas prioridades a captação de recursos internacionais para obras de saneamento e canalização de córregos; a defesa do meio ambiente e melhores índices de sustentabilidade na cidade; a criação de um polo de tecnologia, que chamou de Vale do Silício paulistano; e estímulo à diversidade cultural e enfrentamento do preconceito e o racismo estrutural.

NOVO SECRETARIADO

Bruno Covas anunciou mais dois nomes para o secretariado da sua próxima gestão à frente da prefeitura. Ambos são atuais secretários que permanecerão em seus postos.

César Azevedo, secretário municipal de Licenciamentos, é advogado e já havia sido chefe de gabinete do prefeito. Já Juan Quirós, secretário de Inovação e Tecnologia, foi presidente das agências estadual e municipal de fomento ao empreendedorismo (InvesteSP e SPNegócios, respectivamente).

Nesta segunda-feira (21), Covas havia anunciado a doutora em Direito Eunice Prudente, professora da USP, para a Secretaria de Justiça. Eunice é mulher e negra. Na campanha, o tucano havia prometido aumentar a participação de pessoas com esse perfil no primeiro escalão da prefeitura. Covas decidiu ainda manter o administrador Rubens Rizek Jr. como secretário de Governo.

Com essas indicações, são seis os secretários já confirmados. Os postos-chave, Saúde, Educação e Transportes, ainda não foram anunciados.

Nesta terça (22), na Câmara Municipal, os vereadores da base governista aprovaram um projeto de lei que criou uma autorização para que o prefeito tenha autonomia para criar ou extinguir secretarias municipais sem aprovação do Legislativo –desde que a ação não resulte na criação de novos cargos.

Assim, Covas poderá alterar por iniciativa própria a composição da estrutura administrativa da cidade, contanto que a cada cargo criado, outro equivalente seja extinto.

A iniciativa tenta garantir que o prefeito, que negocia a composição de sua equipe com os dez partidos que se coligaram para elegê-lo, possa criar novas secretarias sem o risco de ser questionado.

Na passagem de Doria pela prefeitura, em 2017, ele promoveu por decreto a criação e extinção de uma série de secretarias municipais, mas teve de reverter as medidas após questionamentos judiciais e enviar à Câmara um projeto de lei consolidando as alterações que propôs.

Veja a lista de secretários confirmados por Covas:

Eunice Prudente - secretária de Justiça
Rubens Rizek Jr - secretário de Governo
Guilherme Bueno de Camargo - secretário da Fazenda
Marta Suplicy - secretária de Relações Internacionais
César Azevedo - secretário de Urbanismo e Licenciamento
Juan Quirós - secretário de Inovação e Tecnologia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário