MPF pede investigação sobre denúncias de irregularidades no edital da Secult - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2020

MPF pede investigação sobre denúncias de irregularidades no edital da Secult

 Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Procurador da República Tranvanvan da Silva Feitosa 

O procurador da República Tranvanvan da Silva Feitosa encaminhou ofício à superintendente regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Piauí, Mariana Calderon, requisitando a instauração de inquérito policial para apurar denúncias de possíveis irregularidades na distribuição dos recursos federais da Lei Aldir Blanc gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult). Para o edital do prêmio "Seu João Claudino", alvo de denúncias, foram destinados R$ 10 milhões que devem ser pagos a artistas e demais trabalhadores da cultura afetados pela pandemia da Covid-19. 

Para o membro do MPF é necessário o esclarecimento dos fatos que, em tese, podem configurar estelionato. As supostas irregularidades apontam para empresas que teriam sido selecionadas indevidamente a exemplo de padarias, academia de ginástica e salões de beleza que, de acordo com o MPF, as correções somente se efetivaram em razão das denúncias. 

"Cabe ao MPF, assim como aos demais órgãos de fiscalização e controle, o devido acompanhamento da aplicação dos recursos públicos da Lei Aldir Blanc em relação a eventuais ilegalidades e/ou ilícitos penais e de improbidade administrativa. Caso se confirmem as denúncias, aqueles que deram causa a pagamentos em desacordo com o dispositivo da Lei Aldir Blanc e/ou se beneficiaram indevidamente dos recursos públicos, podem responder nas searas cível e criminal”, destaca o procurador. 

EDITAL SUSPENSO

A polêmica teve início na semana passada após a divulgação do resultado preliminar quando artistas com notório trabalho cultural não foram contemplados ou sequer apareceram na lista de desclassificados. Já a aprovação de projetos ligados a empresas- que não são do segmento- com prêmio de até R$ 200 mil causou estranheza.

Após a 'enxurrada' de críticas, o secretário de Cultura Fábio Novo se manifestou e o resultado final foi divulgado com algumas mudanças.

Mesmo assim, ontem (30), o Tribunal de Contas do Estado determinou a suspensão imediata do edital de emergência cultural Seu João Claudino.

Em sua rede social, o secretário Fábio Novo lamentou a decisão do TCE.

 

 

 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário