“Podemos chegar ao limite de esgotamento”, reafirma Florentino Neto sobre pandemia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2020

“Podemos chegar ao limite de esgotamento”, reafirma Florentino Neto sobre pandemia

 

Momento é de “alerta” e “preocupação”. Com essas palavras, o secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, voltou a reafirmar nesta quarta-feira (30) que a rede estadual pode chegar ao limite de esgotamento, caso a população não respeite os protocolos de prevenção a Covid-19. 

Com a proximidade das festas de fim de ano, Florentino Neto ressalta que os protocolos sanitários são leis e devem ser cumpridos pela sociedade. Para além disso, o secretário afirma que o atual momento é de alerta e é necessário uma maior conscientização por parte das pessoas, diante do aumento do número de casos e de internações pela Covid-19. 

“O protocolo é Lei. Ele deve ser cumprido. Nós temos multas e previsão de penalidade. Nós acreditamos que nesse momento o principal é a conscientização. Todos nós sabemos a consequência disso. Todos nós estamos vendo em nível nacional o que está acontecendo. Então, através da conscientização, acredito que com apoio das vigilâncias sanitárias municipais e da vigilância sanitária estadual nós vamos ter bom êxito”.

O protocolo prevê a aglomeração de até 100 pessoas em ambientes abertos e semiabertos, com distanciamento social entre elas. 

“Queremos alertar que aglomeração tem consequência. A consequência direta possivelmente é a maior ocupação no número de leitos. Ninguém quer no dia 07, no dia 10, no dia 11, no dia 15 de janeiro, estar internado. Nós não queremos levar os nossos parentes para uma internação com Covid-19. Por isso, a prevenção é a melhor solução”.

O secretário lembra que o Centro de Operação Emergências do Piauí emitiu a recomendação nº 004 alertando para o momento.  VEJA RECOMENDAÇÃO. 

“Nós não podemos esquecer tudo isso (dos os esforços ao longo do ano) para comemorar apenas a virada de ano. Nós temos que fazer isso com o nosso núcleo familiar, com o número reduzido de pessoas e espalhar por meio do nosso pensamento, das redes sociais, a fraternidade e o sentimento de desejar ao outro o melhor possível”. 

Leitos

O secretário voltou a falar do esgotamento de leitos na rede privada. “Nós estamos em um momento preocupante. Nós temos uma elevação da ocupação de leitos por pacientes com Covid-19. Alguns hospitais privados já tiveram esgotamento de leitos. Isso nos remente há toda uma reflexão: se isso está acontecendo na rede privada, nós vamos depender ainda mais da rede pública”.

“Nós (da rede pública) estamos com a quantidade de leitos que pode suportar e temos capacidade de ampliar. No entanto, há limitações. Nós podemos chegar ao limite de esgotamento. Por isso, nós estamos chamando a atenção de todos neste momento, que é um momento de alerta”.


Barreiras Sanitárias 

O secretário comenta que há barreiras sanitárias estabelecidas em todo o Piauí, citando especificamente a das planícies litorâneas. As barreiras são locais em que os carros são parados e os ocupantes têm a medição da temperatura. É feito uma entrevista com os profissionais da saúde para verificação se existe algum sintoma da Covid-19, também é feito um teste rápido.   

Florentino lembra que haverá barreiras sanitárias em Luís Correia, Cajueiro da Praia e Parnaíba, cidades que deverão receber maior fluxo de turistas devido o réveillon. A atenção será redobrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.  Também haverá equipes de saúde em Barra Grande e Luís Correia.  

Secretário se emociona ao assistir drama de bebê 

Florentino se emocionou ao assistir reportagem da família da bebê Antonella Gouveia Rodrigues, de 4 meses. Ela foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, um câncer ocular raro, que afeta crianças menores de cinco anos.

Antes da entrevista, Florentino assistiu a reportagem e pediu o contato da família a produção da TV Cidade Verde para que a Sesapi pudesse ajudar o bebê. Ele disse que iria inclui-la no programa de atendimento fora do domicílio. 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI