Único candidato, Themístocles Filho deve ser reconduzido à presidência da Alepi - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de dez. de 2020

Único candidato, Themístocles Filho deve ser reconduzido à presidência da Alepi

 Atualizada às 13h08

O atual vice-presidente, deputado Júlio Arcoverde, que conduziu a votação, afirma que o deputado Themístocles Filho soube conduzir o consenso. Os eleitos tomarão posse no dia 02 de fevereiro. 

“A Assembleia é uma Casa de consenso. Esperamos até o último momento para fazer o consenso. Esse consenso foi bem trabalhado pelo presidente Themístocles Filho, acomodando todos os partidos na Mesa Diretora. O resultado foi esse. De todos os presentes, tivemos a unanimidade na escolha do presidente e da Mesa. Foram os votos dos 27 presentes. A posse será no dia 02 de fevereiro de 2021”, destacou. 

Júlio Arcoverde afirma que em 2021 a Casa terá desafios como  o funcionamento diante da continuidade da pandemia do coronavírus. 

“Vamos ter que nos preparar para as sessões virtuais. É uma coisa que acontece não só aqui, mas no mundo todo. Mas temos uma responsabilidade de chegar cada vez mais perto da sociedade. Dependendo do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende, estamos preparados para seguir o trabalho virtualmente. Estamos sempre preparado para manter o trabalho”, destacou. 

Atualizada às 12h20

A votação foi encerrada às 12h20 e os deputados B.Sá e João Mádison fazem a contagem dos votos. Três minutos depois o resultado saiu e o deputado Themístocles Filho foi reeleito com 27 votos, ou seja, unanimidade entre os presentes. 

 

Matéria original

Os deputados estaduais realizam nesta terça-feira (08), a eleição para a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado para o biênio 2021-2023. A urna já está posicionada no plenário da Casa para início da votação. 

O presidente Themistocles Filho (MDB) será reconduzido ao cargo pela nona vez. A primeira- vice presidência será ocupada pelo  PT, a deputada Flora Izabel ficará com a vaga.

Os 30 deputados votam de forma secreta. Themístocles Filho estava com suspeita da Covid-19, mas foi descartado após vários exames. O presidente se encontra em São Paulo onde realiza checape de saúde e não participa da votação. 

Flora Izabel será a única mulher a participar da composição da mesa. A deputada falou da responsabilidade do cargo e destacou o papel do deputado Themístocles para o consenso.

“É uma responsabilidade muito grande por ser a única mulher a compor a mesa diretora. Este ano não teremos disputar porque foi articulado o consenso e todos os deputados entenderam a importância da Casa seguir unida sem disputa. No caso do meu partido, o PT, nós teremos duas vagas, eu com a primeira vice e o deputado Franzé Silva como terceiro secretário. Tudo feito com acordo”.

Veja a composição da Mesa:

Atualizada  às 11h10

O deputado Fábio Novo acaba de anunciar uma emenda a Constituição Estadual para proibir a reeleição na Assembleia Legislativa. O parlamentar explica que nos últimos anos foi apresentada proposta de modificação do regimento interno da Casa. Ele destaca que o plenário tem o poder de alterar o regimento. Com a emenda na Constituição uma possibilidade de mudança e mais difícil. 

“Eu sempre defendi que algum nome fosse lançado candidato este ano. Não tive apoio e os partidos acharam melhor o consenso. Então vou apresentar essa emenda a Constituição por  que não faz sentido uma pessoa se perpetuar na presidência como tem acontecido. A democracia interna da Alepi pede alternância. Agora resta saber se terei apoio”. 

Atualizada às 11h45

Fim da reeleição

Deputados são cautelosos ao falarem sobre Proposta de Emenda à Constituição para barrar reeleição na Casa, que será apresentada por Fábio Novo(PT).

"Todo mundo tem direito de apresentar a proposta que quiser. Agora é preciso ter apoio. Ainda não sabemos como será essa proposta", disse João Madison (MDB).

O deputado Marden Menezes (PSDB) afirma que ouvirá a proposta de Novo. "Ainda não fui procurado pelo deputado. Mas assim que ele apresentar, vamos ouvir e  discutir", disse.

Início da votação

A votação teve início, às  11h40. São duas urnas. Uma para o voto para presidente e a outra para os demais cargos da Mesa Diretora. Na ausência de Themistocles Filho, a votação é conduzida pelo Progressita Júlio Arcoverde. 

A votação é feita com o "X". Quem descumprir, terá o voto anulado. Primeiro, se vota para presidente e depois para os demais cargos. Na cabine há uma caneta de cor azul. 

A mesa de votação foi composta por Fabio Novo (PT), João Mádison (MDB) e B. Sá (Progressistas).

São três os deputados ausentes: Themistócles Filho, Fábio Xavier e Flávio Nogueira Júnior.

 

Flash de Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI