Vacina CoronaVac é 91,25% eficaz contra Covid-19, anuncia a Turquia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de dez. de 2020

Vacina CoronaVac é 91,25% eficaz contra Covid-19, anuncia a Turquia



A Turquia anunciou que a vacina CoronaVac teve eficácia de 91,25% contra o novo coronavírus, segundo a agência de notícias Reuters. Os pesquisadores turcos divulgaram ainda nesta quinta-feira (24) que não houve efeitos colaterais significativos entre os voluntários.

A CoronaVac é desenvolvida pela chinesa Sinovac, que tem acordo com o governo de São Paulo. O Instituto Butantan coordena os testes no Brasil e já trabalha na produção do imunizante a partir de matéria prima recebida da China. Em nota divulgada após o anúncio da Turquia, o Butantan disse "que não comenta informações relativas a contratos da Sinovac com outros países".


Na quarta-feira, o governo paulista tinha a previsão de anunciar a eficácia da vacina, mas a divulgação foi adiada a pedido da fabricante chinesa. Nesta quinta, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que a eficácia medida nos testes no Brasil é "bem superior" ao mínimo de 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Foto: NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images 

Entretanto, os percentuais obtidos no Brasil são diferentes dos verificados em outros países onde ela também é testada (China, Turquia e Indonésia). "(A Sinovac) quer entender por que tivemos um resultado, e, em outros países, outro", disse Jean Gorinchteyn.

Resultados na Turquia

De acordo com a Reuters, os pesquisadores turcos disseram que é "provável que a taxa aumente com base em dados de testes em estágio avançado". Os pesquisadores, que integram o conselho científico do governo, afirmaram que nenhum sintoma importante foi detectado durante os testes da CoronaVac na Turquia, exceto por uma pessoa que teve reação alérgica.

A Turquia comprou 50 milhões de doses da CoronaVac em 11 de dezembro, mas o embarque foi adiado. O ministro da Saúde, Fahrettin Koca, disse que as vacinas chegarão à Turquia na segunda-feira (28), acrescentando que o país irá vacinar cerca de 9 milhões de pessoas do primeiro grupo, começando pelos profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário