Lavrador morre ao ser atingido por raio na cidade de União - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de jan. de 2021

Lavrador morre ao ser atingido por raio na cidade de União

 


Um lavrador de 40 anos morreu atingindo por um raio, durante a chuva que caiu na cidade de União, na tarde de terça-feira (26). Francisco das Chagas Rodrigues dos Santos chegou a ser socorrido por familiares, levado ao hospital municipal de União, mas não resistiu à forte descarga elétrica. 

Um boletim de ocorrência foi registrado pelos familiares no 20º Distrito Policial na cidade de União. No documento, o registro é de morte em decorrência de descarga elétrica. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para os procedimentos necessários de liberação e sepultamento do corpo.

A vítima estava em casa com a esposa quando sofreu a forte descarga elétrica. A casa da família está localizada na zona rural de União, na localidade de Baixa Grande. 

Foto: Prefeitura Municipal de União




O tenente-coronel José Veloso, diretor de engenharia do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, orienta sobre os cuidados necessários nessas ocorrências, apesar do raio ser um fenômeno aleatório.

“O raio é um fenômeno aleatório que guarda um poder destrutivo muito grande. O fato de ser aleatório precisa de muita cautela porque não existe 100% de segurança, por mais que a gente mantenha algumas orientações, como ficar afastado de cercas metálicas e das instalações elétricas das residências. Você pode até usar o celular, desde que ele não esteja ligado à rede elétrica. Ficar afastado de postes, de árvores, enfim, de qualquer estrutura com fonte de decida (dessa descarga)". 

O tenente-coronel simplifica a explicação: “o raio é uma energia que fica na nuvem e essa energia vai procurar o menor caminho para atingir o solo para descarregar essa nuvem. Quando a gente diz dessa forma, uma pessoa no meio de um campo aberto ela é o menor caminho, se está próxima de uma árvore ela é o menor caminho. Em casa, de preferência, desligue equipamentos elétricos justamente para manter essa segurança”. Confira mais informações no vídeo acima. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário