Piauí terá novas medidas restritivas para barrar aumento da Covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de jan. de 2021

Piauí terá novas medidas restritivas para barrar aumento da Covid-19

 O Secretário Estadual de Governo, Osmar Júnior, que está junto ao Governador Wellington Dias em agenda no Estado de São Paulo, revelou em entrevista ao Meionorte.com que um decreto com novas restrições para barrar os altos índices da Covid-19 será publicado na noite desta terça-feira (26). Segundo ele, o objetivo é evitar aglomerações e reduzir o nível de contágio da Covid-19. 

 A nova decisão restringe horários de alguns setores e proíbe festividades no período do carnaval. “O Governador já analisou o decreto, que vai ser publicado hoje a noite, por volta de meia noite no Diário Oficial. Começará nesta sexta e irá até 21 de fevereiro, em um domingo. Essas medidas têm por objetivo reduzir o nível de aglomeração e contágio do vírus. Essas medidas atingem bailes, blocos, trio elétricos; toda e qualquer atividade que aglomere está proibitido”, disse. 

Osmar Júnior (Foto - Efrém Ribeiro)

Nesse período, o comércio terá o horário reduzido, podendo funcionar até às 14 horas e os Shoppings Centers  até às 19. Bares e restaurantes também mudarão seus horários e não poderão ter apresentações ao vivo.  O Comitê de Operações Emergenciais (COE) se reuniu nesta segunda-feira (25), em virtude do aumento de casos e mortes pela doença e elaborou propostas e sugestões, que foram apresentadas para o líder estadual. “O governador já deu o aval, eu estou com ele aqui em São Paulo. Ele acatou as recomendações. O decreto já tá pronto e a noite será publicado”, completou. 

A maior preocupação da Saúde neste momento é com a taxa de ocupação de leitos. Alderico Tavares, superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do COE, alertou que em Teresina a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pacientes com Covid-19 está em 75% e no interior do Piauí, a ocupação dos leitos de UTI está em 66%, reflexo de participação dos piauienses em eventos com aglomeração.


O presidente da FMS Gilberto Albuquerque, divulgou um vídeo nesta terça-feira (26), comentando a ocupação atual dos leitos na capital, ressaltando que três hospitais já estão com 100% de ocupação em seus leitos de UTI.

“A situação dos leitos em Teresina é a seguinte: o HUT tem 18 leitos para pacientes covid e estão todos ocupados, o Monte Castelo tem 20 leitos de UTI Covid e 17 estão ocupados, o Hospital Getúlio Vargas, nos seus 15 leitos com todos ocupados, o Hospital Natan Portela com seus 27 leitos também ocupados, então veja que a situação no serviço público de leitos de UTI já está chegando no seu limite, por isso a população precisa ajudar”, declarou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário