Com avanço da Covid, Saúde suspende vacinas extras para estados mais afetados - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mar. de 2021

Com avanço da Covid, Saúde suspende vacinas extras para estados mais afetados

 Foto: Luis Lima Jr /Fotoarena/Folhapress

Com o agravamento da pandemia da Covid-19 no país, Ministério da Saúde decidiu suspender a reserva de um "fundo estratégico" que separava 5% das vacinas previstas em cada etapa de distribuição para envio de doses extras a estados mais atingidos.

A medida era aplicada desde o fim de janeiro, quando a crise ocorrida no Amazonas, que registrou colapso na época por falta de oxigênio, levou governadores e a equipe do ministério a concordarem com a iniciativa.

O objetivo era que o envio dessas doses, previstas além da distribuição regular, ajudasse a acelerar a vacinação e a conter o avanço da Covid nesses locais.

Agora, a avaliação da Saúde é que, com a alta em diferentes estados de forma simultânea, não há mais como fazer essa reserva ou indicar estados para receber doses extras. Com isso, a distribuição volta a ocorrer apenas com base na proporção da população de cada local.

A decisão está no novo informe técnico divulgado pelo Ministério da Saúde, que trata da distribuição de 2,6 milhões de novas doses da Coronavac aos estados e municípios a partir desta terça (9).

No documento, a pasta lembra que ao menos cinco envios anteriores de doses de vacinas contaram com reserva de 5% –a maioria voltada para a região Norte.

Recentemente, no entanto, o escopo passou a ser ampliado. Informe anterior, por exemplo, previa a divisão do fundo estratégico entre dez estados do Norte, Sul e Nordeste.

"Os estados da região Norte, já beneficiados com esta ação, demonstram evolução na disponibilização de vacina aos grupos prioritários de idosos a partir de 60 anos de idade", diz trecho do informe, que passa a comunicar a suspensão na sequência.

"A partir da sétima pauta, em virtude do cenário epidemiológico com ascensão de casos de Covid-19 em todas as unidades federadas do país, interrompeu-se a disponibilização do fundo estratégico (5%)", informa ainda o documento.

Nos últimos dias, o país vem registrando recordes sucessivos no total de mortes diárias por Covid, e cresce o ritmo de internações nos estados, que já apontam colapso por falta de capacidade de atendimento. A situação tem elevado as críticas ao ministério pelo ritmo lento da vacinação, em meio a baixa oferta de imunizantes.

No documento desta terça, a pasta diz que "depende da real entrega dos quantitativos de doses pelos laboratórios fornecedores dos imunizantes" para concretizar a distribuição das doses previstas em cada etapa.

"Esses, por sua vez, trabalham com um cronograma sujeito a constantes alterações de acordo com a produção dos insumos, considerando que ainda não há um fluxo regular de produção da vacina."

A afirmação ocorre em um momento em que a o ministério tem reduzido as previsões de entrega para o mês de março -de 46 milhões iniciais, a previsão agora é que haja oferta de 30 milhões.
Segundo a pasta, as novas 2,6 milhões de novas doses que iniciam essa distribuição devem ser destinadas a trabalhadores de saúde, idosos de 80 a 84 anos e parte daqueles de 75 a 79 anos.

Estados que já vacinavam idosos de outras faixas etárias, como o Amazonas, devem seguir a sequência de grupos do plano nacional de vacinação e continuar a reservar a segunda dose para os vacinados.

No documento, a pasta também afirma que, apesar de ser prevista como uma das medidas de controle, "não se pode considerar a vacinação como uma resposta imediata para contenção da circulação do vírus, sendo uma medida preventiva para redução da ocorrência de casos graves e óbitos a médio e longo prazo".

Assinado pela área técnica do Programa Nacional de Imunizações, o documento alerta para medidas de prevenção, como uso de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos.

 

Fonte:Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário