Covid: Médica diz que sistema de saúde de Teresina entrou em colapso - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mar. de 2021

Covid: Médica diz que sistema de saúde de Teresina entrou em colapso



Circula em grupos de WhatsApp, o áudio da médica intensivista Rejane Prestes, falando sobre a situação atual dos leitos de UTIs em Teresina e a situação da pandemia da Covid-19 na capital. De acordo com ela, o sistema de saúde municipal está em colapso.

“A situação aqui em Teresina está caótica, a fila do SUS tem 53 pacientes aguardando leitos de UTI e não tem vaga em lugar nenhum, os 50 leitos do Hospital São Marcos estão lotados, não tem vaga no Prontomed, não tem vaga no Santa Maria”, declarou.

A médica afirma que a situação no momento é desesperadora. “O serviço de saúde de Teresina colapsou, não da para sair de casa, tem que ser instituído lockdown agora, não tem leito, nem no público e nem no privado, a situação está critica, é um negocio desesperador”, desabafou.





“O HGV ia abrir 10 leitos essa semana, abriu ontem e está com 50 leitos porque ontem tinha 39 pacientes na fila, só ontem foram admitidos 11 pacientes lá, tinha 39 hoje pulou para 53, a situação está critica, eu estou pedindo a oração de todo mundo”, falou emocionada a especialista. 

Ontem a rede de saúde do município voltou a registrar um índice de 100% de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. O dado foi confirmado pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, nesta terça-feira (09). 

Com o aumento dos casos e consequentemente da demanda de leitos exclusivos a esses pacientes, a FMS está instalando pelo menos 10 leitos em Unidades Básicas de Saúde para atender a população. Além disso, o contingente de UBSs específicas para casos de Covid-19 e de atendimentos de síndromes gripais foi reorganizado devido a 2ª onda em Teresina.



Foto: Silvio Avila/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário